2015 FIS EXP

Páginas: 78 (19425 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015











Física Experimental
2015


Equipe de Física Experimental

Adriana Borges
Ângela Drumond Rohrmann
Eduardo Neto Ferreira
Leila Beloni Correa Proti
Nayara Gomes Teixeira
Paulo Maurício Gomes




coordenação: Prof. Angela Maria Drumond Rohrmann



Caro(a) aluno(a),
Este guia foi elaborado com o objetivo de orientá-lo e auxiliá-lo no curso de Física Experimental. Utilizaremos o programaDataStudio que encontra-se instalado nos computadores dos laboratórios livres da FEA, podendo também ser acessado gratuitamente na internet (www.pasco.com). As duas aulas iniciais serão sobre como operar este programa. Ao longo do semestre ele será regularmente aplicado, sendo nosso instrumento no desenvolvimento do curso.
Os conceitos essenciais ao desenvolvimento das aulas são apresentados deforma sucinta, antes de cada roteiro de prática; seus estudos devem ser complementados na literatura específica e nos livros sugeridos na bibliografia, integrantes do acervo da biblioteca da FEA- FUMEC.
Os exercícios foram também elaborados de forma a orientar seus estudos; outros, existentes nos livros sugeridos, devem ser resolvidos. Grande parte dos exercícios aqui propostos pode ser, semmaiores dificuldades, gráfica e analiticamente resolvidos. Resolva-os analiticamente e utilize o programa DataStudio para a solução gráfica. Ambas as formas se complementam e certamente lhe dará segurança nos estudos.
Para o bom desenvolvimento da aula é essencial que você tenha em mãos o roteiro pertinente. No cronograma você encontra, dia a dia, o assunto a ser tratado, as datas das avaliações e apontuação relativa. Se possível, estude o assunto com antecedência.
As práticas foram propostas para serem realizadas em 100 minutos, que é o tempo de aula. Qualquer atraso será prejudicial, tanto ao aprendizado seu e de seus colegas quanto à sua pontuação da aula.
O uso de telefones celulares no horário das aulas é inconveniente e extremamente prejudicial.
Na avaliação das aulas serãoconsiderados: seu horário de chegada, sua participação, a posse e preenchimento do roteiro, as respostas às questões propostas e o indevido uso de telefones celulares.


Equipe de Física Experimental
O programa DataStudio possibilita o estudo de problemas e situações através da análise dos gráficos. Os gráficos podem ser gerados a partir de uma equação, de uma tabela ou de resultados de experiências. Asaulas iniciais de Física Experimental serão dedicadas ao programa e à apresentação de suas ferramentas; destinam-se à familiarização com o programa. Após a apresentação dos principais recursos passaremos à análise de experiências.

ABRINDO O PROGRAMA E INTRODUZINDO UMA EQUAÇÃO
Clique no ícone do programa
Na caixa que se abre, clique na opção graph equation


Na tela que se abre clique em paravisualizar uma coluna onde ficarão expostas todas as equações porventura escritas. Sua tela deverá ficar com a aparência mostrada abaixo.


Pode-se observar na caixa calculator, visualizada na tela, que o programa sempre se inicia com a equação y = x e seu gráfico, definidos no domínio -10 ≤ x ≤ 10 com 100 intervalos. Você pode modificar esta equação ou introduzir uma nova.
Para remover, clique em ;Para introduzir uma nova equação, clique em ;
No espaço da caixa definition, escreva a equação a ser analisada. Façamos, por exemplo, y = 2x + 4
Clique em ;
Na janela variables, clique na seta
No menu que se abre, opte por model range ;

Nas opções, escolha o domínio da sua função e em quantos valores você a quer definida (from, to, steps). O programa sempre apresenta a opção de setrabalhar no domínio 0 ≤ x ≤ 10 com 50 intervalos.
Vamos construir o gráfico no domínio -10 ≤ x ≤ 50 com 120 intervalos.
Clique em ;
A caixa calculator deverá ficar preenchida conforme mostrado abaixo:



Caso o gráfico não surja na tela, na coluna existente na lateral esquerda, Summary, clique em (a equação cujo gráfico esteja construindo) e arraste até a tela milimetrada.
Seu gráfico será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Fis. Exp. 2
  • Começo do fis exp 1
  • Ondas
  • Relatorio de fis 2 exp
  • 189970776 Relatorio Exp Fis I
  • Relatorio fis exp
  • Roteiro experimentos Fis Exp IV
  • Relatorio-Fis-Exp-II_2_Tempo de reação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!