tcc desenvolvimento

Páginas: 15 (3601 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O que é o brincar?

Brincar é criar, imaginar, interagir com o outro. A brincadeira não só desenvolve o lado motor da criança, como promove processos de socialização e descoberta do mundo.
Brincar é um direito das crianças, através das atividades lúdicas elas exploram o seu mundo interior, imitam aspectos da vida adulta paracompreendê-la.
O brincar tem funções lúdicas e educativas ambos com valor pedagógico. A brincadeira pode ser livre ou dirigida, mas o importante é que o educador consiga equilibrar estas funções para que aconteça o aprendizado.
Rir, pular, vibrar, contagiar, chorar, sentir medo, reclamar, entristecer-se faz parte do processo de aprendizagem. É na brincadeira que os sentimentos, emoções e atitudes irãose manifestar de forma natural, permitindo assim um desenvolvimento físico, mental, emocional e social.
Segundo Kishimoto (2001, p. 52 apud SILVA, 2010):
O brincar infantil não é apenas uma brincadeira superficial desprezível, pois no verdadeiro e profundo brincar, acordam e avivam forças da fantasia, que, por sua vez, chegam a ter uma ação plasmadora sobre o cérebro.
Nesse sentido obrincar é o ato de movimentar-se e é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, pois é através da execução dos movimentos que as pessoas interagem com o meio ambiente, relacionando-se com os outros, aprendendo sobre si, seus limites capacidades e solucionando problemas.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 21 apud CEBALOS; MAZARO,2011):
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades 12 importantes, tais como a atenção, aimitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

Algumas instituições de ensino não valorizam o aprendizado através do lúdico, da brincadeira. No entanto é primordial que as práticas pedagógicas nas salas de aula envolvam brincadeiras ou jogos, para que a criança sintaprazer em aprender, como também em ir para a escola, desenvolvendo assim, o raciocínio lógico, social e cognitivo.
Ensinar por meio de jogos é um caminho para o educador desenvolver aulas mais interessantes, descontraídas e dinâmicas, podendo competir em igualdade de condições com os inúmeros recursos a que o aluno tem acessofora da escola, despertando ou estimulando sua vontade de freqüentar comassiduidade a sala de aula e incentivando seu envolvimento no processo ensino e aprendizagem, já que aprende e se diverte, simultaneamente.
(SILVA, 2004, p. 26 apud PASQUALI et al., 2011).
Na educação infantil o lúdico, as brincadeiras e os jogos facilitam a aprendizagem da criança, fazendo com que o conhecimento aconteça de forma prazerosa. O brincar pode ter diversos tipos de estruturaçãoutilizando-se de regras ou não. Há brincadeiras que possuem regras estabelecidas como Pega-Pega, Esconde-Esconde etc. Mas existem os momentos em que a criança usa o faz- de- conta para expressar suas emoções criando suas próprias regras
exercitando sua imaginação e explorando as diferentes representações sociais.
A brincadeira estimula a criança a desenvolver a atenção, a memória, aautonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.
Na brincadeira infantil a criança assume e exercita os vários papéis com os
quais interage no cotidiano. Ela brinca, depois, de ser o pai, o cachorro, o
motorista, jogando estes papéis em situações variadas. (OLIVEIRA,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC DESENVOLVIMENTO
  • TCC DESENVOLVIMENTO
  • Tcc desenvolvimento
  • DESENVOLVIMENTO TCC
  • tcc desenvolvimento
  • tcc desenvolvimento
  • DESENVOLVIMENTO DO TCC
  • TCC DESENVOLVIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!