TCC Caio

Páginas: 18 (4409 palavras) Publicado: 20 de abril de 2015
Construção de aplicações web ricas considerando a heterogeneidade dos navegadores

Caio Cesar Gomes1, Lúcio Mauro Pereira2
PUC Minas em Contagem
Bacharelado em Sistemas de Informação

caioc@ymail.com1,lucio@pucminas.br2
Resumo. Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, os desenvolvedores Web passaram a enfrentar um grande problema na construção de suas aplicações: os diferentesnavegadores e suas diferentes formas de renderização do HTML e do CSS. Este problema é intensificado quando o sistema conta com uma diversidade de clientes muito grande, com diferentes perfis, principalmente de idade e conhecimento. O foco deste trabalho é encontrar métodos para minimizar os impactos e divergências causadas pelos navegadores aos desenvolvedores. Para avaliar os métodos identificados,será desenvolvida uma aplicação web que tem o propósito de auxiliar o controle de glicose dos diabéticos. Na aplicação o usuário poderá registrar as medições glicêmicas feitas com o seu aparelho de medição em sua própria casa. Essas medições podem ser divididas com o seu médico para fazer o acompanhamento do tratamento.
1. Introdução
Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de páginas web estácada dia mais complexo e, para os navegadores, é necessário constantes atualizações para que esses novos recursos sejam capazes de serem interpretados da maneira correta.
Porém, atualmente existe dois problemas enfrentados pelos desenvolvedores, as diferentes implementações feitas dos recursos nos diferentes navegadores, e as versões mais antigas que não possuem suporte às novidades e ainda sãoutilizadas por uma parcela dos usuários que acessam a internet diariamente.
Essas diferentes formas de interpretações dos recursos e as versões mais antigas dos diferentes navegadores levam o desenvolvedor a intensificar a sua carga de testes e pesquisas para que os recursos possam ser visualizados de uma forma mais agradável pelos usuários.
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicaçãorica, que pode ser acessada em diferentes dispositivos e navegadores pelos usuários que ajudem ao controle de glicemia de um diabético.
Este texto está estruturado em 2 seções. A primeira seção apresenta a heterogeneidade dos navegadores exemplificando quais são os mais populares do momento e conta também alguns detalhes da história que ocasionou os problemas existentes atualmente. A segunda seçãoexemplifica o desenvolvimento da aplicação listando os problemas identificados durante o processo e algumas alternativas para solucionar as questões encontradas.
2. Referencial Teórico
2.1 História da heterogeneidade
Quando a internet se iniciou, não existia muitas alternativas de navegadores para os usuários e os mesmos possuíam poucos recursos, sendo assim, os sites também eram mais simples, oque não necessitava tratar de muitas complexidades.
Com o avanço tecnológico e o número de usuários da rede mundial crescendo muito a cada ano, surgiu a necessidade de criação de novos navegadores e junto com essa diversidade, novos recursos.
Como antes haviam escassas opções de navegadores, existia uma homogeneidade muito grande entre os existentes, fazendo com que a renderização de conteúdo fossemuito semelhante.
Com o aparecimento de mais concorrentes e mais funcionalidades sendo criadas, a homogeneidade acabou se desfazendo e criando uma diferença na renderização dos navegadores.
Atualmente existem cinco principais concorrentes, alguns mais antigos no mercado e outros mais recentes, porém, todos com várias versões que ainda podem estar sendo utilizadas por alguns usuários.
Osnavegadores mais populares atualmente são os seguintes: Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Opera [W3C 2014].
Como a heterogeneidade começou a se destacar, a criação de certos padrões tinha que ser adotados.
Em 1994 foi criado o consórcio World Wide Web Consortium que tem como foco principal manter um padrão na internet e fiscalizar a criação de novos recursos e tecnologias que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Caio
  • TCC Capa Caio E Danilo 3
  • TCC FINAL CAIO C SAR 2
  • caio
  • caio
  • caio
  • Caio
  • Caio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!