Lista Ligac3a7c3b5es Quc3admicas

621 palavras 3 páginas
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Pato Branco
(Departamento de Química)
Prof. Leandro Zatta
Química geral

Lista de exercícios
1)
2)

3)
4)
5)
6)

7)

8)
9)
10)

11)
12)
13)
14)
15)

16)
17)
18)

19)
20)
21)
22)
23)
24)
25)

Dê o número de elétrons de valência de cada um dos seguintes elementos e íons: Sb;
Si; Mn; B; S2-; As3+; Ru3+; Ge2+; B-; Te2-.
Diga, para cada um dos seguintes átomos no estado fundamental, o tipo de orbital (1s,
2p, 3d, 4f, etc.) do qual se deve remover um elétron para formar íons +1: Zn; Cl; Al;
Cu.
O que consiste o símbolo de Lewis?
O que são elétrons de valência?
O que é regra do octeto?
Escreva a configuração eletrônica para o fósforo. Identifique um elétron de valência nessa configuração e um elétron que não seja de valência. do ponto de vista de reatividade química, qual é a importante diferença entre eles?
Utilize o segundo membro de cada grupo, desde o grupo 1 (1A) ao grupo 17 (7A), para mostrar que o número de elétrons de valência de um átomo do elemento é igual ao número do seu grupo.
O que é uma ligação iônica?
Explique como a energia de ionização e a afinidade eletrônica determinam se os átomos dos elementos se combinam para formar compostos iônicos.
O íon fosfato é representado como PO43-. Empregando a tabela periódica, faça a previsão das fórmulas empíricas (fórmula unitária) dos seguintes fosfatos iônicos: de potássio, de alumínio, de césio, de magnésio e de rádio.
Como os íons sódio e cloreto são atraídos eletrostaticamente, o que impede que os dois íons desapareçam formando um átomo simples, maior?
Explique por que o Cl2 é uma espécie molecular estável.
Mostre que no cloreto de amônio, NH4Cl, estão presentes ligações iônicas e covalentes. Mostre que cada uma das seguintes espécies contém uma ligação covalente coordenada: NH4+, S22-, H3O+, H3PO4.
Utilizando a tabela periódica, escreva a fórmula molecular para os compostos mais simples formados entre o cloro e cada um dos seguintes

Relacionados