Tarsila do amaral

Páginas: 3 (646 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
As principais fases da vida de Tarsila foram a "pau-brasil" e a "antropofágica" , foram as fases mais criativas, nas quais desenvolveu uma linguagem artístico própria e produziu suas obras maisfamosas.


A tarsila passou rapidamente por uma fase impressionista, mas ao retornar para o Brasil em 1922, entrou em contato com o grupo modernista e começou a mudar sua pintura. Em 1923, em Paris, aTarsila pintou o quadro A negra no ateliê de Léger , seu professor na época o quadro . Iniciou a pintura intitulada pau-brasil" , onde a Tarsila usou o cubismo como técnica, com temas brasileiroscomo a tradição brasileira e ultilizava de suas próprias memórias da infância nas fazendas do seu pai, possuem uma estetica poética , que une o aprendizado dos traçados cubistas com um olhar deslumbradocom a geografia e as cores da paisagem brasileira. Dessa fase foram criados os quadros "Auto-retrato" ou "Manteau Rouge", 1923; "E.F.C.B.", 1924; "Carnaval em Madureira", 1924; "A Cuca", 1924;"Auto-Retrato", 1924; "O Pescador", 1925; "Religião Brasileira", 1927 e "Manacá", 1927.

Posteriormente, quando pintou o "Abaporu", em 1928, para dar de presnete de aniversario a Oswald. Essa telainspirou o Movimento Antropofágico, esse movimento libertátorio foi iniciado por Oswald e Raul Bopp.
A ideia desse movimento é a "deglutição" da cultura e estilo européia, tranformando em algo brasileiro,e a personagem do "Abaporu" idealizava esse processo da deglutição. Esta fase da pintura de Tarsila, fase Antropofágica é a mais importante de sua carreira.
Temos como exemplo dessa fase os quadros:"Abaporu", 1928; "O Lago", 1928; "O Ovo" ou "Urutu", 1928; "A Lua",1928; "Cartão Postal", 1929 e "Antropofagia", 1929.



O Abaporu (1928), por sua vez, traz igualmente um personagembrasileiro,
caipirinha como Tarsila, cada vez mais grotesco, mais fundado no gigantismo e
deformação; pés e pernas enormes e cabeça minúscula, seria mesmo um homem, como interpretou Oswald? Cores ardentes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tarsila Do Amaral
  • Tarsila do amaral
  • tarsila do amaral
  • Tarsila do amaral
  • tarsila do amaral
  • Tarsila do Amaral
  • Tarsila do Amaral
  • Tarsila do amaral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!