Desenvolvimento humano 2

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1)Aponte as semelhanças e diferenças entre os pensamentos operatório concreto e operatório formal.
No pensamento do operatório concreto, e operatório formal,é possível detectar características em comum, a mais notável é que ambos possuem e fazem uso de operações lógicas.Há também a noção de conservação de substâncias.A criança desenvolve no operatório concreto a noção de reversibilidade, edescentração,isso continua no operatório formal.
A grande diferença de uma criança do operatório concreto e do operatório formal,é o levantamento de hipóteses. A pessoa do formal consegue fazê-la, a do concreto;não. No operatório formal há a capacidade de introspecção,pensar sobre o próprio pensamento,no concreto;não.
2)Discuta as 3 principais diferenças entre o método psicométrico e o métodoclinico de Piaget.
Piaget questionava 3 pontos,o controle,os objetivos do exame e os pressupostos do exame.
A primeira diferença do Piaget em relação ao método psicométrico,é o controle. As avaliações tinham perguntas padronizadas,bem como as instruções. E o tempo que a pessoa demorava para responder também era levado em consideração. Piaget criticava isso,pois ao ter uma padronização dasperguntas,gera-se uma pré-avaliação, ao se esperar que a pergunta seja compreendida. Ele também não via a necessidade de marcar o tempo,porque o importante não é a velocidade da resposta,e sim entender como a pessoa chegou até lá.
A segunda objeção é o objetivo do exame,que dava foco a resposta,e determinava-as como certas ou erradas. Piaget dava importância a complexidade,o processo de pensamento doindividuo,não em sua resposta,achando,portanto,erronia classificá-las como corretas e incorretas.
O terceiro ponto divergente de Piaget,é o pressuposto do exame,que julgava maior e menor grau de habilidade, e isso,para Piaget,indicava a o estágio que a pessoa estava.
3)Por que o pensamento do adulto difere do adolescente se ambos estão no período formal?
Apesar de estarem no mesmo período,opensamento do adulto é mais refinado e com o tempo se aprimoram .Outro aspecto diferente é que o adolescente é mais movido pela emoção. É um período de mudanças internas hormonais, então o lado emotivo aflora e fala mais alto.Não é fácil distinguir razão e emoção,sendo difícil deixar-se guiar pela razão.Diferente do adulto,que,quando necessário,consegue deixar os “nervos” de lado e avaliar asituação,seguindo a razão.

4)Descreva como ocorre o processo de equilibração.
A equilibração é um processo de transição de desequilíbrio,para o equilíbrio.
O processo de equilibração possui esquema,assimilação e acomodação.
Esquema é uma estrutura mental e cognitiva,pela qual a pessoa organiza o meio.Essas estruturas de modificam com o desenvolvimento mental.
Assimilação é o processo de classificarnovos conhecimentos em esquemas já existentes.Não altera a estrutura cognitiva,mas ajuda o desenvolvimento.Existem 3 tipos de assimilação,a generalizadora: nessa os esquemas se modificam para assimilar novos objetos reais a uma generalização. A reconhecedora: aqui os esquemas buscam objetos de maneira seletiva,a partir de algumas características dos objetos.E a recíproca,que dois ou mais esquemasse juntam em uma totalidade generalizante.
Acomodação é o resultado final da organização mental.Aqui,diferente da assimilação,há uma modificação na estrutura, para que seja possível absorver uma nova informação.
5)Por que Piaget afirmava “o desenvolvimento não ocorre sem a experiência” ?
Porque para Piaget,o desenvolvimento é formado por esquemas,que,por sua vez,são feitos a partir dosestímulos que são apresentados,das experiência e da interação do individuo com o meio. É necessário passar por situações para desenvolver os esquemas.
6)Quais são as 5 formas de representação desenvolvidas no período sensório motor?
As formas de representação do período sensório motor são: inteligência representacional,representação simbólica,busca por objeto com deslocamento visual,representação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desenvolvimento humano 2
  • Trabalho Desenvolvimento Humano 2
  • 2 Semana do Desenvolvimento Humano
  • Desenvolvimento humano (unidade 2)
  • AV2 Desenvolvimento Humano 2
  • Desenvolvimento humano e social uni 2
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL ATIVIDADE 2
  • Desenvolvimento humano e social- atividade 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!