Pedagogia de ensino

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O modo como as teorias da educação se posicionam em relação a marginalidade, pode ser classificados em dois grupos, onde procuram explicar a marginalidade partindo das relações entre educação e sociedade .Um grupo e formado pelos que entendem a educação com ferramenta para a superação da marginalidade. E outro que acredita ser a educação um instrumento de discriminação social.
As Teoriasnão-criticas
A pedagogia tradicional
A pedagogia tradicional, começa sua organização inspirada no principio de que a educação è um direito de todos e um dever do estado, este principio se dá por causa dos interesses da nova classe que estava se consolidando no poder; a burguesia. Nesta sociedade acredita-se que a marginalidade é decorrente da ignorância, pois só é marginalizada apessoa que não é esclarecida, assim a escola é encarada como uma forma de solucionar este problema, que deve ampliar a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados e sistematizados. Esta teoria da educação e esta escola vão receber muitas criticas, pois não consegue seu objetivo de universalização, e também pelo fato de que nem todos os bem sucedidos se enquadravam no tipo de sociedade quequeria se formar.
A pedagogia nova.
A pedagogia nova surgiu da reformulação da escola tradicional, esta pedagogia nova ficou conhecida como “escolanovismo”. A teoria da escola nova acredita que a marginalidade não é ignorância, mas o rejeitado (essa idéia se da visto que muitos pedagogos esta teoria preocupavam se com os “anormais”).
A partir deste conceito de marginalidade a“escolanovismo” vai defender um tratamento diferenciado, onde o ensino é individualizado, pois “descobre-se” que cada individuo é único. Assim para resolver o problema da marginalidade a escola terá um papel de equalização social.
Para conseguir este tratamento diferencial é necessário reformular a escola. Portanto a escola nova deverá agrupar aos alunos segundo as áreas de interesses. O papeldo professor nesta escola seria o de estimulador e caberia aos alunos a iniciativa da aprendizagem, desta forma a educação seria algo estimulante para alunos e professor. E para assumir este ambiente estimulador a escola deveria assumir um ar alegre, movimentado, barulhento e multicolorido.
A escola nova não conseguiu mudar o panorama da educação, pois este tipo de escola requeria um customais elevado do que a escola tradicional. A pedagogia nova causou conseqüências na educação mais negativa do que positiva, pois provocou um afrouxamento das disciplinas e a despreocupação com a transmissão de conhecimento nas correntes de ensino destinadas ao mais pobre, e elevaram o ensino destinado as elites. Esta escola seguia a linha de pensamento que melhor uma boa escola pra poucos do que umaescola deficiente para muitos.
A pedagogia tecnicista.
A pedagogia tecnicista defende a reordenação do ensino de maneira a torná-lo objetivo e operacional de maneira semelhante do processo fabril. Nesta pedagogia o principal é a organização racional do meios, onde o professor e o aluno ganham uma posição secundaria, quem decide o planejamento, coordenação e controle são pessoasditas especialista, habilitados, neutros, objetivos e imparciais, é um processo de ensino que define o que o professor deve fazer. E esta pedagogia assume o marginalizado como o ineficiente e improdutivo. A escola contribuirá para solução do problema se formar indivíduos que contribuem com a produtividade da sociedade.
Com sua forma de funcionamento fabril a pedagogia tecnicista ignorou aarticulação entre escola e o processo produtivo que acontece de modo indireto e através de complexas mediações. Ela ainda se deparou com as formas tradicionais de ensino e com a influencia da pedagogia nova, assim a escola tecnicista acaba por aumentando caos na educação, gerando grandes níveis de descontinuidade de heterogeneidade e de fragmentação, que tornavam quase inviabilizado o trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino da pedagogia
  • pedagogia de ensino
  • trabalhos de matematica no ensino de pedagogia
  • Estágio ensino médio pedagogia
  • Ensino Fundamental Pedagogia
  • Pedagogia: a ciência do ensino
  • Pedagogia do ensino profissionalizante
  • Estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!