Tarefa 4

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Curso: ENGENHARIA DE ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E ELETRÔNICA INDUSTRIAL
Disciplina: PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA
Responsável: Reinaldo Borsato Rodrigues
Aluno: David da Silva Amorim



TAREFA 4.1TITULO: Cilindro de ação dupla com amortecimento nos fins de curso

A escolha foi embasada no meu entendimento após leitura da matéria, sou da área de TI, portanto não tenho experiência comimplantação em Automação,

Quando volumes grandes e pesados são movimentados por um cilindro, a alta velocidade, emprega-se um sistema de amortecimento para evitar impactos do êmbolo contra as tampas nos finaisde curso de avanço e de retorno.
Antigamente utilizavam-se anéis de borracha montados em rasgos nas faces laterais do embolo, cuja função era evitar o contato metálico de êmbolo contra as tampasdianteira e traseira.
O inconveniente era que, por causa do alto atrito gerado pelos impactos constantes, esses anéis de amortecimento se deterioravam, exigindo paradas periódicas visando a substituiçãodos anéis de amortecimento.

Atualmente, nos sistemas de amortecimento de final de curso dos cilindros pneumáticos, utiliza-se o próprio ar da câmara que está sendo descarregada para a atmosfera paracalcar o êmbolo, evitando seu impacto violento contra a tampa.
Antes de alcançar a posição final, um ressalto posicionado na lateral do êmbolo, interrompe o escape direto do ar para a atmosfera,deixando somente uma passagem estreita, regulável, a qual controla a saída do restante do ar, impedindo o impacto
Com o escape de ar restringido, cria-se uma sob pressão que, para ser vencida, absorvegrande parte da energia, resultando em perda de velocidade nos fins de curso.
Invertendo-se o fluxo do ar comprimido, o ar entra livremente pelas retenções das tampas, e o embolo pode inverter omovimento, partindo com força e velocidade totais.

Abaixo podemos visualizar fotos de cilindros com amortecimento no retorno e no avanço utilizando o óleo, juntamente com uma breve explicação de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tarefa 4
  • Tarefa 4
  • Tarefa 4
  • Tarefa 4
  • Tarefa 4
  • tarefa 4
  • TAREFA 4
  • Tarefa 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!