TAREFA 01 - TGAP

1266 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TAREFA 01

DATA: 14/05/2013
NOME DO ALUNO: RICARDO
POLO: SERRANA 2
DISCIPLINA: TGAP
TUTORA: RAQUEL ALESSANDRA

Tarefa 1 - Valor: 5 Pontos

1) Diferencie os conceitos de governança e governabilidade.

RESPOSTA:

Governabilidade:
Diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias

Conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.

Governança:

Originado do inglês g o v e r n a n c e, no sentido de regulação social com vistas à governabilidade, vincula-se à probabilidade normativa de “bom governo”, no sentido da participação, eficácia, inovação, confiabilidade, como condições para evitar métodos de pirataria nos governos: tais como o clientelismo, favorecimentos imorais, corrupção, etc. Seria então, controlar as políticas do governo, sem ser incriminado de ingerência no plano político e social, transformar o ato governamental em ação pública, o ambiente governamental em espaço público, para articulação das ações do governo, questionando a governança através da demarcação do alcance da governabilidade, imperando aí o consenso controlado.

Governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. Governabilidade e governança dizem respeito à democracia e cidadania, não a projeto de poder.

Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional

Relacionados

  • LuizGustavoEsmenardArruda DO Original
    38098 palavras | 153 páginas
  • ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO FÍSICA POR PÊLOS DURANTE O ABATE BOVINO EM UM FRIGORÍFICO
    96506 palavras | 387 páginas