Talidomida

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Talidomida
A talidomida foi sintetizada no ano de 1954 na Alemanha Ocidental pela German Company Chemie Grünenthal e lançado no mercado em 1956 com o nome de contergan. Inicialmente era indicada como sedativo-hipnótico e era indicada para o tratamento das náuseas matinais e enjoos para mulheres grávidas, estendendo-se também a sintomas de tosse, asma, dor de cabeça. Segundo os alemães o fármacoé inteiramente atóxico e completamente seguro e era vendido sem prescrição médica.
A talidomida rapidamente foi se expandindo para vários lugares do mundo. Porem, nos Estados Unidos, esse fármaco não foi aprovado pela Food and Drug, devido ao limitado conhecimento sobre o seu metabolismo, sabendo que não foi realizado nenhum teste de teratogenicidade, somente de toxidade.
Em 1959, os médicosdesconfiaram que o uso da talidomida estava associado ao nascimento de bebês com malformações congênitas nos membros e extremidades. Lenz foi o primeiro médico alemão, que descobriu a relação entre o uso da talidomida por gestantes e o aparecimento das consequências da mesma.
O efeito teratogênico da Talidomida foi confirmado e pelo menos 10 mil bebês a maioria sendo alemães apresentou malformações, com a inesistência de braços e pernas pelo efeito da ingestão do fármaco por gestantes, nos três primeiros meses da gestação, interrompendo o crescimento das extremidades nos embriões. No Brasil após 2 anos da sua comercialização foi apresentado os primeiros casos.
A talidomida parou de ser comercializada em vários lugares do mundo pelos seus efeitos adversos, porem voltou ao mercado sendoprescrito para o tratamento de pacientes com hanseníase sendo aprovada pelo Food and Drug para esse fim.
Pelo fato de crianças nascerem com mal formações congênitas associadas ao uso da talidomida durante a gestação, reflete a capacidade teratogênico da droga. Dessa forma, mulheres em idade fértil deve ter cuidado ao ingerir certos medicamentos, pois tomam muitas vezes sem informações sobre seu usona gestação.
A talidomida interfere no desenvolvimento dos fetos quando o fármaco liga-se a uma enzima chamada cereblon, que é necessário para o desenvolvimento dos membros nos primeiros meses de gestação e o medicamento a tornou inativa . Outro estudo revela que o fármaco interrompe o desenvolvimento normal do feto, bloqueando a angiogênese, ou capacidade de inibir a formação de novos capilares,pela inibição do fator de crescimento básico fibroblasto, esse fator estimula o crescimento dos membros e a sua inibição pode ser a base para os defeitos no desenvolvimento dos membros associada a talidomida, pois os vasos sanguíneos são essenciais quando o ser humano se encontra etapa fetal. O período da gestação sensível à ação teratogênica da talidomida é entre 34º de 50º dia após a ultimamenstruação ou 20 à 36 dias após a fertilização.
A maioria dos defeitos se origina muito cedo durante a embriogênese, no período em que a maioria das mulheres não tem conhecimento da gravidez e após o 50º dia da data do inicio do ultimo período menstrual não há mais risco teratogênica.
Mulheres que ingerem a talidomida surante esse período, 10 a 50% têm a possibilidade de ter seus filhos afetadospela embriopatia. Fazendo com que se torne um teratogênico potente. Onde pequenas doses do fármaco, como de 50 a 100 mgjá são capazes de produzir as malformações.
O efeito da talidomida pode estar relacionado não só pelos defeitos nos membros, mas também podem se associar com anomalias em outros órgãos, como perda auditiva, paralisia em nervos faciais, anomalidade da faringe traqueia e lobulaçãodos pulmões. As taxas de mortalidade entre os bebês com as malformações estão entre 40 a 45%, sendo a principal são de anomalias cardíacas, renais dentre outros.
Em 2003, foi decretada uma lei para o controle do uso da talidomida, onde deve exibir claramente a proibição do seu uso por mulheres grávidas ou em idade fértil, devendo conter relatos dos efeitos teratogênico, com um termo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é Talidomida
  • talidomida
  • Talidomida
  • Talidomida
  • talidomida
  • Talidomida
  • Talidomida
  • Talidomida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!