tabela periodica

Páginas: 2 (347 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
História



Gustavo Ramos Dias
1°ano

1) Qual foi o papel de Martinho Lutero no processo que culminou a reforma protestante?

Numa época em que a Igreja Católica era inquestionável, em quese matava por simplesmente discordar? 
Martinho Lutero é essencial para a Reforma! Ele era padre, conhecia os caminhos e ideias católicos. Estudioso da Bíblia, inicialmente, por esperteza ouingenuidade, tentou convencer as autoridades clericais de sua descoberta: A Igreja estava errada em sua fé e práticas! O perdão era gratuito, ninguém precisava pagar para ser salvo. Fora as vendas deindulgências (perdão) e lugares no céu, que sustentavam e construíam a Basílica de São Pedro. 
É obvio que o alto clero sabia. O que importava para essa elite religiosa eram seus lucros e o luxo que istoproporcionava! 
A oposição vindo de um membro da igreja, feita através de uma lista de 95 teses, muito bem explicadas e comprovadas na Bíblia, foi de vital importância para a ruptura do poder papal sobreos europeus. 
Após isso vieram os interessados em se livrar do papa, considerado sanguessuga das finanças nacionais, por vários monarcas. Daí em diante só um estudo minucioso nos revela quemrealmente se converteu e quem aproveitou o momento para se tornar independente do Vaticano. 
Lutero é o grande reformador e fez muitos seguidores.

2) Qual foi o papel da Escola de Sagres no pioneirismomarítimo português?
A Escola de Sagres de Portugal foi importante porque ensinava a navegar, ler mapas, traçar rotas e se orientar para localização e construir grandes embarcações. É neste período queos portugueses detém tecnologia e conhecimento para buscar um novo caminho das índias, deixando, desta forma, de depender dos italianos para a aquisição das especiarias das Índias e acabamdescobrindo mais do que o tal caminho, porém, através dessas viagens começam a colonizar outros países e tomar-lhes as riquezas. 

A principal contribuição desta escola já está inserida no primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabela periódica
  • tabela periodica
  • Tabela Periódica
  • tabela periodica
  • a tabela periodica
  • Tabela Periodica
  • Tabela periódica
  • Tabela Períodica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!