1234353

602 palavras 3 páginas
Oceania

Generalidades: A Oceania é formada por um grande arquipélago rodeado pelo oceano Índico e pelo o oeste do Pacífico. É formada por milhares de ilhas, sendo as principais a Nova Zelândia e Papua Nova Guina, a Austrália é considerada uma massa continental (ilha continente). Foi o último continente colonizado pelos europeus (século XIX), lá, semelhantes á América, as ilhas eram ocupadas por povos nativos que foram, em grande parte, mortos e reduzidos significativamente. Esses povos ultimamente vêm lutando pelos direitos.
Aspectos naturais: Cortada pela linha do Equador e pelo trópico de Capricórnio a tropical idade impera no continente, o que reflete, em grande parte no clima e na vegetação. A Austrália possui um dos maiores desertos do mundo, o deserto australiano, rodeado por regiões semiáridas, que ocupa a maior parte do seu território. O sul desse país apresenta clima subtropical temperado e a costa leste predomina o clima tropical úmido e tropical típico. Nas ilhas da Oceania, de modo geral, predomina o clima tropical.

Divisão das ilhas Melanésia, Micronésia e Polinésia. A Oceania é um continente que se caracteriza pela grande presença de ilhas. O nome Oceania é uma referência ao oceano Pacífico, que é a principal referência de unidade da região. É importante lembrar que nem todos os arquipélagos do Pacífico fazem parte da Oceania. Os que estão próximos à América pertencem a este continente. O mesmo raciocínio se aplica às ilhas próximas da Ásia - como é o caso do Japão, da Indonésia e das Filipinas. A Oceania possui cerca de 30 milhões de habitantes que ocupam terras de cerca de 9 milhões de Km2. Sozinha, a Austrália representa 85% dessa superfície e concentra 60% da população. As outras ilhas, cujo número se aproxima de 10 mil, dividem-se em três grandes grupos: Melanésia: abrange as ilhas situadas a Nordeste da Austrália, da Nova Guiné às ilhas Fiji. Polinésia: estende-se da Nova

Relacionados