tabela peiodica

2380 palavras 10 páginas
Química 2 bimestre
Tabela Periódica

História da Tabela Periódica
A tabela periódica dos elementos químicos é reconhecida e adotada internacionalmente e segue os padrões da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Ela é uma tabela que dispõe os elementos de forma sistemática, em função de suas propriedades.
Dimitri Ivanovich Mendeleiev é um químico russo considerado o inventor da tabela periódica. Ele iniciou seus estudos sobre a sistematização dos elementos de acordo com as propriedades em 1860.
Nessa época, os cientistas já sabiam que cada elemento químico possuía diferentes massas atômicas e que poderiam ser organizadas em ordem crescente dessas massas, só não conseguiam formular um modelo para representá-los. Ele se apoiou e estudou as tentativas dos outros cientistas que o antecederam e começou a escrever os elementos de acordo com as propriedades químicas de cada um.
Enquanto escrevia um livro de química inorgânica, organizou os elementos na forma de uma tabela. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos que eram conhecidos naquela época, e cada carta tinha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas. Organizou as cartas em ordem crescente de suas massas atômicas, e agrupou-as em elementos de propriedades semelhantes, formando a tabela periódica.
Mesmo assim, o modelo criado possuía alguns erros que foram identificados pela comunidade científica e outros cientistas complementaram os estudos e corrigiram os erros da tabela periódica.
O Estudo dos Elementos Químicos
Anteriormente a criação de Mendeleiev, haviam elementos conhecidos desde a antiguidade como a prata, o chumbo, o ouro e o cobre, mas somente em 1669, com os estudos de Henning Brand, o elemento fósforo, por exemplo, foi reconhecido como um elemento da tabela periódica. Após isso, outros elementos foram encontrados na natureza. A partir daí, houve a necessidade de organização e diversos cientistas tentaram formular um sistema

Relacionados

  • Trabalho de Qu mica Inorg nica e Experimental
    1787 palavras | 8 páginas
  • Especificação Técnica USD01
    3774 palavras | 16 páginas