Técnicas de posição competitiva

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
1 PIMS – PROFIT IMPACT OF MARKETING STRATEGIC

1.1 O QUE É

Pertencente ao Strategic Planning Institute, este serviço estadunidense fornece ás empresas informações sobre o desempenho financeiro e de mercado de diversos setores de diversas empresas. Seus relatórios contêm resumos de resultados em termos de rentabilidade, fluxo de caixa e interação de marketing.
A principal função do PIMSé destacar a relação entre as estratégias de decisão chave da empresa e seus resultados.

1.2 COMO SE ORGANIZA

Através de um estudo de longo prazo do desempenho de 3.000 empresas escolhidas estrategicamente dentre as 500 principais indústrias americanas.

1.3 QUAL SUA APLICAÇÃO

Ajuda a compreender qual a estratégia (por exemplo, qualidade, preços, integração vertical, inovação,publicidade) mais adequada conforme o tipo de negócio. Os dados constituem um recurso fundamental para tarefas críticas de gestão, tais como: avaliar o desempenho do negócio, analisar novas oportunidades de negócio, avaliar e testar em realidade novas estratégias e selecionar carteiras de negócios.
Analisados ​​corretamente, os dados podem ajudar os gestores a obter uma melhor compreensão do seuambiente de negócios, identificar os fatores críticos para melhorar a posição de suas empresas, e desenvolver estratégias que lhes permitirá criar uma vantagem competitiva sustentável.
Os princípios do PIMS são ensinados nas escolas de negócios, e os dados são frequentemente utilizados em pesquisas acadêmicas. Como resultado, tem influenciado a estratégia de negócios em empresas de todo o mundo.2 A MATRIZ AM – MATRIZ DA ATRATIVIDADE DE MERCADO

2.1 O QUE É

Desenvolvida na década de 70 pela General Eletric, juntamente com aMcKinsey and Company é uma é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas no auxilio da tomada de decisão.


2.2 COMO SE ORGANIZA

A matriz utiliza duas dimensões: uma representa a atratividade do mercado (baixa, média ou alta) e a outra opotencialidade do negócio (fraco, médio ou forte).

2.3 QUAL A SUA APLICAÇÃO

É usada nas empresas para auxiliar o processo de decisão estratégica e realocação de recursos. A matriz faz uma analise do potencial de lucro e venda de cada unidade de negócio da empresa.
Seu objetivo é ajudar a visualizar se a empresa analisada tem o portfólio de negócios encaixado perfeitamente aos pontosfortes da empresa, ajudando a explorar as indústrias e mercados mais atrativos. Analisar o portfólio da empresa é importante pois permite a tomada de decisões importantes, como: decidir qual unidade de negócio deve receber mais ou menos investimentos; definir estratégias de crescimento (novos produtos ou negócios); decidir quais negócios ou produtos não deverão permanecer; etc.
A medição de seusenfoques é difícil e sua elaboração é demorada e pode ser muito cara.


3 MODELO DAS FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

3.1 O QUE É

As 5 Forças Competitivas de Porter são uma forma de analise da empresa. Incitando uma visão menos restrita e pessimista da concorrência, permite ao gestor conhecer melhor as pressões competitivas da empresa e ter uma base para formular a melhor estratégia de ação.3.2 COMO SE ORGANIZA

As Forças destacam os pontos fortes e pontos fracos graves da empresa, animam o posicionamento da empresa em seu segmento, revelam as áreas nas quais mudanças estratégicas poderão dar os melhores resultados e destacam os locais onde as tendências prometem manter o maior significado, tanto como oportunidades quanto como ameaças.
O estado da concorrência em um setordepende dessas forças que, coletivamente, determinam o potencial de lucro final de uma empresa.

3.3 QUAL A SUA APLICAÇÃO

A meta do estrategista empresarial é encontrar uma posição na indústria onde sua empresa pode melhor se defender dessas forças ou influenciá-las ao seu favor, para isso, é preciso analisá-las e entendê-las.
O estudo dessas forças permite ao gestor conhece melhor sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POSIÇÃO TECNOLÓGICA COMPETITIVA EM P&D
  • Marca: uma vantagem competitiva desenvolvida através das técnicas de branding.
  • resumo:capitulo11(ESTRATÉGIA COMPETITIVA /TÉCNICAS PARA ANALISE DE INDÚSTRIA E DA CONCORRÊNCIa)
  • Competitiva
  • Posição de Trendelenbrug
  • Documento de Posição
  • Posição anatômica
  • Transistores de posicao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!