Surrealismo

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Surrealismo
História da Cultura e da Arte, 11º ano




Sumário
Introdução…………………………………………………………………………………… 1
Desenvolvimento……………………………………………………………………………. 2
1. Nascimento do Surrealismo………………………………………………………… 2
1.2. Movimentos Vanguardistas………………………………………………………… 2
2. O movimento surrealista……………………………………………………………. 2
3. As técnicas surrealistas……………………………………………………………… 3
4. A Pinturasurrealista………………………………………………………………… 3
4.2. Restrições à pintura surrealista……………………………………………………… 4
5. A Escultura surrealista………………………………………………………………. 5
6. Cinema e fotografia…………………………………………………………………. 5
Conclusão…………………………………………………………………………………….. 6
Referências………………………………………………………………………………….... 6



Introdução
Este trabalho procura perceber melhor o movimento Surrealista, as suasorigens e o meio envolvente. Passando pela pintura, escultura, cinema e fotografia tenta-se perceber melhor as semelhanças entre os diferentes meios de expressãoartística e os seus objetivos enquanto movimento.
Começa pelas origens do Surrealismo, os vários movimentos da época, passando a explicar do que se trata este novo movimento, quais as suas técnicas e características, como se apresenta naforma de pintura e as suas restrições, na escultura, no cinema e na fotografia.




Desenvolvimento
1. Nascimento do Surrealismo
Para falarmos do Surrealismo é necessário conhecer o contexto do seu nascimento e que papel ele ocupou dentro das vanguardas e da arte do século XX.
Não seria exagerado afirmar que o novo século é definitivamente novo. Assentará esta novidade, entre outras, numaprofunda modificação da visão do mundo, apreensão da realidade, não sendo menos importante, para esta reapreciação, as inúmeras manifestações artísticas. Mesmo que suas raízes estivessem fincadas no séc. XIX, o seu limiar arrasta consigo um outro homem, construído de fragmentos e espelhos, o homem das passagens de Paris, como descreveu Baudelaire, o homem das imagens fotográgicas e cinematográficasque vieram para alterar definitivamente a nossa percepção do mundo.
1.2. Movimentos Vanguardistas
O fim do século XIX deixou no ar questões de fé, razão e lógica. Deixou também o desejo de re-ordenar o olhar sobre as coisas e sobre a própria humanidade. Das perguntas lançadas no fim do século passado, de uma guerra que os obrigava a todos a reagir de alguma maneira, surgem os movimentos devanguarda. Se o termo avant-garde tem origens militares, a existência dos movimentos está exatamente compreendida no período anterior e imediatamente posterior *as duas Grandes Guerras.
O que as vanguardas pretendiam era fazer explodir as formas de expressão até então conhecidas e expressar a angústia de um tempo que se iniciava sob os escombros de uma Guerra Mundial, da qual eles não queriamparticipar. Foram desertores de uma batalha que não reconheciam como deles. A sua luta era no campo das idéias, inclusive para combater idéias devido ao seu efeito gerador do caos da guerra.
2. O Movimento surrealista
O primeiro manifesto do surrealismo, escrito por André Breton em 1924, antes de mais nada é uma verdadeira profissão de fé.
“(…) O Surrealismo nunca se propôs como um fim, mas justamente,como um ponto de partida para o homem, para o humano no mundo e diante dele, para o homem entre os homens e diante do outro, numa afirmação dialética incessante e permanente, guiado pelo conhecimento sensível das analogias e não das teorias.”
Desde o primeiro manifesto que Breton aponta para o sensível como forma de apreensão do mundo. Não é simplesmente esquecermo-nos da razão e da lógica, mastentarmos buscar uma outra lógica que não está presente nos meios convencionais.
Ao analisar as vanguardas, Ortega y Gasset afirma que “Lo importante es que existe en el mundo el hecho indubitable de una nueva sensibilidad estética.”
Sensibilidade esta que provoca uma “desumanização da arte”, sendo vários os motivos que levam a este caminho. O principal deles é, sem dúvida, o fato do olhar do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • SURREALISMO
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!