Surf

Páginas: 22 (5271 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
Surf e Surf Indoor














1. INTRODUÇÃO

O Surf é uma atividade que desperta paixões, permitindo um contato com a Natureza, em geral através dos acessos por caminhos inexplorados, que muitas vezes são percorridos para alcançar as belas praias que se procuram com o intuito de descobrir novas ondas, proporcionando, em particular, o contato com o mar, que provoca tantas eboas sensações, difíceis de explicar. O número de praticantes não para de crescer aumentando as tensões dentro de água e implicando uma maior disponibilidade intelectual para interpretar os acontecimentos.
Devemos considerar várias formas de encarar esta prática, em que a sintonia entre o surfista e a onda deve ser o objetivo principal, e também uma forma de conhecer novos povos e diferentesculturas, ou com uma perspectiva turística, porque permite conhecer novos locais, em países diferentes, pela constante procura de outras ondas.
Esta prática pode também traduzir uma filosofia de vida, em que a harmonia com a Natureza é alcançada, em parte, através da sintonia com o mar e as ondas, podendo ser também relacionada com uma perspectiva ecológica, associada à preservação da Natureza,através das boas práticas de cidadania, com a colaboração em ações de limpeza ou de proteção das praias.
Contudo, veremos a seguir um breve histórico do surf, suas regras e variações do desporto, assim como iniciou sua prática no Brasil.












2. HISTÓRIA DO SURF.

O surf consiste em deslizar na parede da onda, numa prancha, em direção à praia. Este desporto dependeessencialmente do mar e da prancha (aquilo a que de uma forma mais teórica chamamos contexto), mas a sua expressão revela-se ao nível das manobras (técnicas) efetuadas durante a viagem em cima da prancha e da onda. Ou seja, as manobras são ações motoras responsáveis pelo movimento do surfista, e consequentemente da prancha, tendo com elas relacionados aspectos cognitivos, os conhecimentos teóricos, quepermitem a compreensão e interpretação que o surfista faz de cada manobra (ou seja, o estilo individual). No entanto, também existem aspectos mecânicos (como forças, ângulos, velocidades) que influenciam as execuções, dependendo do peso e da altura de cada surfista e da capacidade de resposta no nível da condição física (Moreira, 2009).
Surf é uma pratica desportiva efetuada na superfície da água, nãose sabe ao certo quando e onde surgiu esse esporte radical, mas acredita-se que tudo começou a mais ou menos mil e quinhentos anos, nas Ilhas Polinésias no Oceano Pacifico, tudo começou com uma brincadeira em que as pessoas se equilibravam sobre um tronco de arvore sob as ondas, a brincadeira foi intitulada “Surf” só mais tarde quando foi levado para o Hawaii, onde usavam pranchas de madeira, queeram fabricadas por seus usuários, se acreditava que fazer a própria prancha eram transmitidas todas a energias positivas da pessoa para o artefato.
Não demorou muito e a noticia do novo desporto se espelhou pela Europa, trazendo conquistadores ingleses ao Hawaii, até então o Surf era praticado pelos nativos como uma forma de cerimônias religiosas, sua pratica era considerada um culto ao espíritodo mar, porém em 1921 a pratica desse esporte foi considerada imoral pelos missionários Europeus os quais tinhas preconceitos religiosos e queriam pregar sua fé. Eles alegavam que os havaianos levavam uma vida preguiçosa e precisavam trabalhar mais.
Anos mais tarde o surf volta a sua popularidade através do campeão Olímpico de Natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku, aoganhar a medalha de ouro nos jogos olímpicos de 1912 em Estolcomo o atleta declarou ser um surfista, logo passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Não demorou muito para a ilha Hawaii se tornar conhecida mundialmente.
No inicio do século vinte Duke promoveu o surf iniciando demonstrações em outras regiões do mundo, como Califórnia, França, Austrália, America do Sul e África,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • Surf
  • surf
  • o surf
  • Surf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!