subsistema de manutenção de RH

Páginas: 17 (4155 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
1. Introdução
Toda organização necessita de recursos para sua sobrevivência, tais como: recursos tecnológicos, estrutura física, organização financeira e recursos humanos. Considerando estes fatores, podemos citar os recursos humanos como fator primordial para sua existência, sem estes, não haverá movimentação financeira ou utilização de quaisquer outros recursos.
Conhecendo a importância dosRecursos Humanos este artigo trás diversos aspectos a serem considerados para mantê-los por um período satisfatório na organização, considerando não somente indicadores salariais, mas também fatores motivacionais, de desempenho, administração, etc.

2. Referencial Teórico
2. 1. Administração de recursos
A administração visa entender os objetivos da organização e transformá-los em uma ação. Deacordo com Hamptom (1992) esse processo é composto por: planejar, organizar, comandar e controlar. Para atender esses objetivos deve dispor de recursos humanos, financeiros, materiais, mercadológicos, técnicos e administrativos.
Aqui trataremos sobre o fator que é aspecto inicial para a movimentação dos demais: os recursos humanos.
A Administração de recursos humanos é um campo de conhecimento queestuda e trata todas as questões relacionadas as pessoas no meio de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativos das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações.
(...) Visa compreender as pessoas que trabalham nas organizações, a fim de aprimorá-los continuamente, enquanto principal ativo das organizações. (LUZ, 2008, p. 7)O sucesso de qualquer negócio depende da “qualidade” dos seus recursos, por essa razão é necessário mantê-los.

2.2. Motivação
Segundo Martins (1995) para o funcionário, a motivação é fator gerador de satisfação. Para o empregador, representa desempenho de qualidade. Motivação é um conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano ou de outros animais para realização de umobjetivo.
Para Martins (1995) motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência. Uma necessidade significa uma carência interna da pessoa e que cria um estado detensão no organismo daí o ciclo motivacional.

2.3. Manutenção de Recurso Humanos
Segundo Chiavenato (2002) deve-se captar e aplicar seus recursos humanos adequadamente e mantê-los na organização para o crescimento econômico da mesma. Essa manutenção pode ser relacionada a aspectos salariais, benefícios sociais e atenção à medicina e segurança do trabalho.
Luz (2008) aborda a composição daadministração dos recursos humanos da seguinte forma: Administração das pessoas, de cargos e salários e de benefícios, planejamento de rh, relações trabalhistas e sindicais, saúde e medicina no trabalho, recrutamento e seleção e por fim treinamento e desenvolvimento. A ligação de todos esses itens permite uma adequada manutenção dos recursos humanos dentro da organização.

3. Metodologia
Para abordagemdo tema Manutenção de Recursos Humanos, tendo como foco a abordagem motivacional, foram realizadas pesquisas qualitativa, que visa entender fatores que mantém um indivíduo em uma organização, através de entrevista com dois profissionais de área de Recursos Humanos duas empresas distintas e dois empregados que trabalham na mesma empresa dos profissionais de RH, sendo os elementos:
a) Gerente deRH de uma empresa do ramo de tecnologia da informação com 23 anos de experiência na área, formado em Administração de Empresas e mestre em graduado em Gestão de Pessoas, sendo a entrevista realizada em 23 de Março de 2012, com duração de 2 horas;
b) Gerente de RH de uma empresa do ramo de construção civil, o mesmo, com 14 anos de experiência na área formado em Administração de Recursos Humanos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manutenção de pessoas
  • subsistemas de rh
  • Subsistema de RH
  • Subsistemas RH
  • Subsistema de rh
  • Subsistemas de RH
  • os subsistema de rh
  • Subsistema do RH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!