Stand HPV

Páginas: 17 (4021 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
HPV

O que é?
Sigla em inglês “Human Papiloma Virus” que significa, papilomavírus humano.
É um vírus que provoca a formação de verrugas na pele, nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), na região anal, genital e da ureta.
Não há cura contra o vírus, mas pode ser controlado. Quando não tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo de útero e do câncer degarganta.
99% das mulheres que possuem o câncer do colo de útero foram infectadas por esse vírus, infelizmente.
Existe mais de 100 tipos diferentes de HPV. Sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

Causas
A principal forma de transmissão é através do ato sexual. Que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Para acontecer o contágio, a pessoainfectada não precisa apresentar necessariamente os sintomas. Mas quando as verrugas são visíveis, o risco é ainda maior. O uso de preservativo durante a relação sexual é importante para impedir a transmissão.

Diagnósticos
Através do exame ginecológico e de exames laboratoriais, como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.

Sintomas
Pode ser assintomática ou provocar o aparecimento deverrugas com aspecto de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.
No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
Se aalteração nas genitais for discreta, só será percebida através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas podem se multiplicar, invadir tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo de útero e do pênis.

Tratamentos
Para as verrugas, pode ser feito por laser, crioterapia (congelamento) ou cirurgia com uso de anestésicos locais. Podem ser utilizadassubstâncias químicas diretamente nas verrugas, como a podofilina e seus derivados, e o ácido tricloroacético. Além disso, existem compostos que estimulam o sistema imune quando aplicados topicamente.
Para o câncer do colo de útero, o tratamento depende do estágio do câncer. Em alguns casos em que o câncer está restrito ao revestimento do colo do útero, o médico pode conseguir removê-lo completamente, pormeio de bisturi ou excisão eletrocirúrgica.

Prevenção
O uso do preservativo é a medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção do HPV.
Vacina quadrivalente (previne contra o HPV 6,11,16 e 18) ou bivalente (contra o HPV 16 e 18);
Rotina do exame preventivo (Papanicolau);
Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo,tornando a pessoa mais susceptível ao HPV.


Curiosidades
Estudos no mundo comprovam que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Essa percentagem pode ser ainda maior em homens. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. Porém, a maioria das infecções étransitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, regredindo entre seis meses a dois anos após a exposição, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Apesar de sempre recomendado, o uso de preservativo (camisinha) durante todo contato sexual, com ou sem penetração, não protege totalmente da infecção pelo HPV, pois não cobre todas as áreas passíveis de ser infectadas. Na presençade infecção na vulva, na região pubiana, perineal e perianal ou na bolsa escrotal, o HPV poderá ser transmitido apesar do uso do preservativo. A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita mais eficazmente o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.
A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É HPV?
  • HPV
  • HPV
  • HPV
  • O HPV
  • O que é HPV
  • O que HPV
  • O Que HPV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!