AS VANGUARDAS MODERNAS DA ARQUITETURA

Páginas: 11 (2573 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
AS VANGUARDAS MODERNAS DA ARQUITETURA:
PURISMO:
O purismo foi uma vanguarda artística pós-cubista fundada por Charles-Edouard Jeanneret (Le Corbusier) e Amédée Ozenfant cujo principal forma de divulgação foi a revista L’Esprit Nouveau, editada na década de 1920. Trabalhava com temática figurativa mas selecionando como tema determinados objetos-tipo como garrafas, pratos e instrumentos musicais.Para os puristas, estes objetos já haviam passado por um processo de aprimoramento da forma regido pela lei de seleção mecânica, que considerava que a forma de um objeto seria gradualmente evoluída em direção a um ponto ideal entre a máxima utilidade do objeto, atendimento eficiente de suas funções, e a máxima economia de produção. Segundo esse princípio, a forma evoluída tenderia invariavelmenteà conformação com as leis da natureza e da geometria.
Além da escolha dos objetos representados, a organização dos mesmos na tela purista segue uma estrutura igualmente baseada na geometria, na simetria e na proporção áurea.
Consideram os puristas que a beleza surge da geometria, em primeiro lugar porque expressa a
razão, a organização e o domínio sobre o caos. Poroutro lado, estando o corpohumano, a
natureza e o universo construídos sobre leis geométricas, o homem reconhecerá na arte assim
concebida a mesma estrutura superior que rege seu próprio corpo, e por isso ela lhe será bela.
Da mesma forma, no processo de composição de sua Cidade Contemporânea, Le Corbusier concede-se um terreno plano, como uma tela branca a ser pintada, e nele dispõe seus edifícios sobre uma estruturageométrica, baseada na simetria e na proporção áurea, como se distribuindo
objetos-tipo em uma tela purista. Na realidade, para o arquiteto , seus módulos habitacionais e seus arranha-céus são eles mesmos habitações-tipo e torres-tipo, uma vez que tiveram sua forma aprimorada segundo a lei de seleção mecânica, ou seja, sua forma correspondia à sua máxima utilização, garantida por uma visão funcionaldo objeto arquitetônico, enquanto o sistema modular de estrutura pré-fabricada atingia maior economia no processo de produção através da substituição dos
ultrapassados métodos da construção civil pela moderna produção industrial fordista.
A intercambialidade de métodos e procedimentos entre o arquiteto e o pintor, duas faces do mesmo artista moderno, faz com que Le Corbusier atribua à suaarquitetura os mesmos valores de eternidade, verdade e legítima modernidade atribuídos à sua vanguarda pictórica.

FUTURISMO:

Arquitetura futurista é uma forma de arquitetura do início do século 20 nascida na Itália como parte do futurismo, um movimento artístico fundado pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti, que produziu seu primeiro manifesto, o Manifesto Futurista em 1909.
A arquitetura futuristarefere-se a dois tipos de arquiteturas muito diferente: é historicamente um estilo e pensamento arquitetônico pertencente ao movimento futurista italiano de 1910, mas de uma forma mais geral, é um projeto arquitetônico do século XIX e do século XX, cuja inspiração lembra elementos da ficção científica ou de naves espaciais, sem formar uma escola ou um pensamento específico.
A arquitetura futuristaprimeiro tomou forma na arquitetura do início do século XX como uma arquitetura anti-histórica, caracterizada por longas linhas horizontais que sugerem movimento, velocidade e urgência. O movimento atraiu não só os poetas, músicos e artistas (como Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Fortunato Depero e Enrico Prampolini), mas também uma série de arquitetos. Um culto da era da máquina e até mesmo umaglorificação da guerra e da violência estiveram entre os temas dos futuristas (vários futuristas proeminentes foram mortos depois de voluntariados para lutar na Primeira Guerra Mundial). O último grupo incluiu o arquiteto Antonio Sant'Elia, que, embora construindo pouco, traduziu a visão futurista em uma forma urbana.
Na década de 1930, Angiolo Mazzoni juntou-se ao movimento futurista e, através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vanguardas modernas da arquitetura
  • Arquitetura moderna
  • arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura moderna
  • Arquitetura Moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!