srsrsfs dvfsd

5994 palavras 24 páginas
O que é Política?
Hoje, a opinião publica tornou-se a manifestação pública degostos, preferencias e sentimentos particulares, que outrora pertenciam ao campo da vida privada. Destruição da discussão e do debate públicos sobre projetos e programas de governo e sobre as leis. Aprivatização das figuras do poder político e do cidadão privatiza o espaço publico.
Para falarmos do esquecimento da politica supõe se que saibamos o que a mesma seja.
A politica surge, quando aeconomia privada, a guerra, a religião ou o saber foram separados e o poder deixou de ser centralizado nas figuras do governante, do pai de família, do comandante, do sacerdote, de representantes humanos epoderes divinos, partilhando assim o poder politico, isto é o mesmo deve ser exercido por todos os cidadãos.
A Grécia inventou a democracia, sendo que em todas as cidades gregas qualquer homemnascido na polis e adulto, eram cidadãos, por tanto dotado de igualdade perante a lei e a palavra (isonomia e isegoria) sendo assim poderia expor suas ideias na assembleia.
O texto traz a visão de algunspensadores e filósofos, que irão apresentar formas diferentes sobre o conceito de poder:
Para Max Weber o poder se trata da capacidade de obrigar o sujeito por meio de lei sendo ilegal o uso daviolência. Marx tem como conceito que o poder politico é a passagem da dominação legal por meio de instrumentos jurídicos postos pela classe dominante de uma sociedade. Hannah Arendt faz distinção entreforça autoridade e poder. Segundo a mesma poder é a coerção mediada pela lei, sendo que esta pode ser tanto um meio de liberdade quanto fonte de dominação, e o seu fundamento é o consentimento. MichaelFoucault defende a tese de que o poder se torna uma disciplina e como tal espalha-se por toda a sociedade penetrando em todas as instituições sociais.
Sendo assim podemos dizer que a politica é a

A invenção da Politica
Por que gregos e romanos não dispunham de modelos prévios que pudessem seguir, tiveram que inventar

Relacionados