Srarbucks cofee

723 palavras 3 páginas
Escola Superior de Educação Comunicação e Design Multimédia

Desenho Gráfico I 2012/2013

Docente: Fernanda Antunes Grupo: Ana Alves João Pimenta Márcio Lopes Renato Carvalho Vânia Fernandes

Para nós a Starbucks foi uma escolha acertada pois é uma marca que nos desperta especial interesse por ter uma evolução permanente ao longo dos anos, sendo que nos últimos essa evolução é rápida e bem visível. O facto de as diferenças entre as logomarcas serem significativas, também contribuiu para a nossa escolha.

Em 1971 Jerry Baldwin, Gordon Bowker e Zev Siegl fundaram a Starbucks, em Seattle, inspirados pela ideia de Alfred Peet, fundador do Peet’s Coffee & Tea, um pequeno estabelecimento que vendia cafés e chás na cidade californiana de Berkeley.
Após cerca de 10 anos, Howard Schultz, foi contratado como director de operações e marketing e chegou à conclusão de que eles deviam vender bebidas em vez de apenas grãos e aparelhos para café.

O Designer que acompanhou toda esta evolução foi o famoso publicitário Americano, Terry Heckler que se inspira no Minimalismo, um movimento das artes visuais e da música que representa o ápice das tendências reducionistas na arte moderna. Os logos deste designer são esclarecedores, de uma identidade única e equilibrados. Por ter este estilo tão sóbrio, o seu intuito no trabalho com a Starbucks foi sempre o de simplificar ao máximo o símbolo para o tornar mais preceptivo ao público

O minimalismo surgiu em Nova Iorque no fim da década de 60. Caracteriza-se pela extrema simplicidade das formas. Surgido como reacção à emotividade e ao Expressionismo Abstracto que que dominou a produção artística da arte nos anos 50. É uma forma de arte pura, que não se deixa contaminar pela subjectividade. Recorrendo a poucos elementos plásticos e compositivos reduzidos a geometrias básicas, procura a essência expressiva das formas, do espaço da cor e dos materiais enquanto elementos fundadores da obra de arte. “Less is more”.

Relacionados