Rio+20: recensão comparativa earth in mind & green frontiers

1335 palavras 6 páginas
Rio+20: Recensão comparativa Earth in Mind & Green Frontiers

Earth in Mind
On Education, Environment and the Human Prospect
David W. Orr

&

Green Frontiers
Environmental Educators Dancing Away From Mechanism
James Gray-Donald & David Selby (Eds.)

Post 1
We are technologically sophisticated and morally retarded.
Stephen Best Durante os 13 meses que passei estudando nos EUA (2009-2010) não consegui encontrar os livros recomendados no Brasil. Pesquisava os assuntos em português para fazer um paralelo com a minha pátria nas tarefas acadêmicas – e também tirar déias para o meu blog http://www.ideiasemgotas.blogspot.com.br - e acabei caindo na real que muitos dos assuntos destrinchados no curso não eram tão difundidos no Brasil. E ainda não são. Faltam livros, mas, principalmente, faltam debate e discussão. Agora, nas vésperas da Rio+20, me inspirei em traduzir meus ensaios prediletos para despertar novas reflexões.

No primeiro post da semana que vem vou falar sobre o livro “Earth in Mind”, do autor David Orr (2004), que está à venda na Saraiva (seção livros importados). Apesar do título ser “Pensando na Terra – Em Educação, Meio Ambiente e a Perspectiva Humana” a livraria catalogou o livro na subseção Administração / Adm. De RH e Terceirização. O livro é basicamente sobre Educação. Semana que vem começo meu post com devaneios baseados nas perguntas que o autor faz na introdução da 10a Edição de Aniversário do livro.

Até breve!

Post 2
Rio+20: Pensando na Terra (#2)

“Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

“Earth in Mind – On Education, Environment, and the Human Prospect”, de David Orr (2004) ou “Pensando na Terra – Em Educação, Meio Ambiente e a Perspectiva Humana” , é um livro que fala essencialmente sobre Educação para a Sustentabilidade criticando o sistema americano. As perguntas que mais me provocaram foram:
1. Como preparar a juventude para discernir o

Relacionados