solubilidade

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
Solubilidade de compostos orgânicos

Instituto de Química, Universidade Federal do Amazonas, Campus Universitário de Ondina, 40170-115 Salvador - BA, Brasil


Resumo
A solubilidade de compostos orgânicos é muito empregada em laboratórios, pois possui uma grande importância em alguns métodos de extração de produtos e separação de misturas, este processo de solubilização química resulta dainteração entre o composto que deseja solubilizar (soluto) e a substancia que a dissolve (solvente), durante os testes de solubilidade, usou-se nove tipos diferentes de solutos, com a intenção de analisar o comportamento desses nos seguintes solventes: água, Na2HCO3, NaOH, HCl e acetona. Foram realizados testes a frio com 0,1 g ou 0,2 ml de soluto e 1- 3 ml de solvente, e em seguida se necessárioo teste com o aquecimento, sendo assim avaliada a solubilidade desses compostos orgânicos e verificou-se o resultado de cada amostra em determinado solvente. Com as informações retiradas do processo conclui-se que a solubilidade depende de alguns fatores, como a natureza do soluto e solvente e a temperatura.
Palavras-chave: solubilidade; compostos orgânicos.

Introdução
Grande parte dosprocessos de um laboratório de Química Orgânica inclui-se (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos. A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida duas principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente estáenvolvida a simples miscibilidade. As duas estão relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização. A solubilidade esta diretamente relacionada com a estrutura molecular, especialmente com a polaridade das ligações e da espécie química como um todo (momento de dipolo). Geralmente,os compostos apolares ou fracamente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade, enquanto que compostos de alta polaridade são solúveis em solventes também polares, o que está de acordo com a regra empírica de grande utilidade: "polar dissolve polar, apolar dissolve apolar" ou "o semelhante dissolve o semelhante”.
A solubilidade de uma substância é uma propriedade físicamuito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias.
Também é uma propriedade muito empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos. A solubilidade depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura. Para prever o comportamento de certos solutos emrelação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos. Atualmente, sabe-se da existência de milhares desses compostos.
Anilina
A Anilina é um composto orgânico, possuiaspectos físicos como: líquido ligeiramente amarelo de odor característico (peixe podre). A anilina pertence à classe orgânica das aminas, também é denominada de fenilamina, e pode ser considerada como um dos compostos aromáticos mais simples, e torna-se castanho em contato com o ar. É pouco solúvel em água e solúvel em álcool e éter.
 Ácido benzoico
É um composto aromático, de fórmula químicaC7H6O2, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, descoberto em meados do século XVI. Trata-se do mais simples dos ácidos carboxílicos (uma carboxila, COOH ligada a um anel benzênico), praticamente insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos menos polares, como éteres, alcoóis e benzeno.





















Materiais e métodos

Materiais
Tubos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!