Companhia das Lezirias

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
A Vinha e a produção de vinho

Existem práticas essenciais na viticultura como a necessidade de preparar o solo e escolher as castas a plantar, vigiar o crescimento das videiras, evitar doenças e pragas e, se necessário, regar a vinha. Antes de iniciar a plantação da vinha deve-se elaborar um estudo ao solo e clima do local, de modo a perceber quais as castas mais adequadas ao local e quais aspráticas a utilizar na cultura da vinha.
A plantação da vinha inicia-se entre o mês de Janeiro e Março, quando ocorre a época de repouso vegetativo.
Para fazer das uvas sumo, é necessário esmagá-las, pelo que tradicionalmente se esmagavam as uvas a pé. Actualmente os produtores de vinho têm vindo a adoptar por sistemas mais higiénicos e eficientes, mecanizando o esmagar das uvas. Afermentação, sendo o passo mais importante na produção do vinho, requer cuidados necessários com o controlo da temperatura e com a presença correcta de microrganismos que são responsaveis pela fermentação.
Há dois tipos de fermentação, a fermentação tumultuosa e a fermentação lenta.
A filtragem é a etapa em que ocorre a filtração dos produtos e sedimentos que deixam o vinho turvo.
Por fim ocorre oenvelhecimento do vinho. Esta fase é realizada em barris de carvalho e/ou em garrafas. Em ambos, o oxigênio, que passa pelos poros da madeira - ou da rolha - fará com que o vinho entre numa fase de desenvolvimento que transformará os seus aromas, sabores e a sua cor.
O início da actividade vitícola da Companhia das Lezírias remonta ao ano de 1881, ano em que se instalou a vinha na charneca deCatapereiro. Com o passar dos anos, a vinha foi sendo reestruturada, tendo a Companhia das Lezírias actualmente cerca de 130 ha de vinha, dos quais 65% da área é composta por castas tintas e os restantes 35% por castas brancas.
A plantação é feita numa planície com o sistema de rega gota a gota e com um sistema de produçâo integrado.
Entre as castas tintas, a variedade Alicante-Bouschet é maioritária,seguida pelas castas Castelão, Trincadeira, Aragonez, Touriga-Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Touriga-Franca, Tinta Barroca e Tinto Cão. As castas brancas instaladas são o Fernão Pires, Trincadeira das Pratas, Arinto, Roupeiro, Tália, Verdelho e Vital.
Na companhia produz-se três tipos de vinho, o vinho branco,rosé
e tinto. O vinho branco e tinto distinguem-se também entre eles pelosua idade e a altura de recolha como por exemplo reserva, recolha tardia, licoroso,syrah e trincadeira. Para além dos vinhos, produzem também espumantes e aguarden
entes que é feita a partir da destilação dos vinhos.
A Companhia das Lezírias tem ganho vários prémios ao lomgo dos tempos e as mais recentes foram a Vinalies Internationals, 2012 ganhado a medalha de prata com o vinho Samora Tinto2010 e Azul Portugal Branco, Concurso Nacional de Vinhos 2012 ganhando a medalha de prestígio com o vinho Catapereiro Escolha Branco 2011,Vinalies Internationales Paris 2011 recebendo a medalha de prata com o vinho Azul Portugal Branco 2010 e, por fim, International Wine Challenge Londres 2011 conseguindo a medalha de prata com o vinho Companhia das Lezírias Tinto 2008.


O olival

Sãoárvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo, bem como do norte do Irão no extremo sul do Mar Cáspio.
O Azeite da Companhia das Lezírias é uma nova área de negócio.
Os olivais são àrvores com raízes poderosas e compridas da Oliveira podem chegar a uma profundidade de seis metros, através do qual têm sempre a possibilidade de obter água para o seu desenvolvimento.A oliveira é uma planta de folha perene semidecídua, o que significa que nunca perde totalmente a sua folha; em vez disso, as folhas mais velhas vão caindo ao longo do ano. As folhas pequenas, simples e luzidias são verde acinzentadas na frente e de um cinzento prateado e brilhante por trás. Estas são estreitas, pontiagudas e simples. Na parte de trás têm pequenos pelos, que protegem a árvore...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Companhia das Lezírias
  • Companhia das Lezírias
  • Lezirias
  • AS COMPANHIAS
  • uma companhia
  • Companhia
  • Companhia aberta e companhia fechada
  • Companhia fechada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!