solos

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
ESPODOSSOLOS
DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS

Esta classe de solo é definida pela presença de horizonte diagnóstico B espódico (Figura 1) em sequência a horizonte E (álbico ou não) ou horizonte A, segundo critérios estabelecidos pelo SiBCS (Embrapa, 2006).No campo, pode ser identificada pela cor do horizonte espódico, que varia desde cinzenta, de tonalidade escura ou preta, atéavermelhada ou amarelada, e pela nítida diferenciação de horizontes. Podem apresentar um horizonte cimentado como fragipã, duripã ou “ortstein” subjacente ao horizonte espódico.


OBS:Fragipã e duripã:Horizontes ou camadas endurecidas e fortemente adensadas são designadas como "pãs" ou "pans". Enquadram-se, nesta categoria, os fragipãs e duripãs.A gênese de horizontes coesos em solos tem explicações nãoconsistentes e, em muitos casos, contraditórias. Objetivou-se avaliar, em solos dos tabuleiros costeiros, os possíveis mecanismos físicos, químicos e mineralógicos que ocasionam o endurecimento em horizonte coeso, fragipã e duripã
Verifica-se a atuação do processo de perda de compostos de alumínio com ou sem ferro em presença de húmus ácido e consequente acumulação desses constituintes emprofundidade.Obs:húmus ácido é um componente orgânico, resultante da decomposição microbiana de resíduos de animais e plantas. Com aspecto macio acastanhado, essa substância amorfa traz muitos benefícios ao solo.

São solos, em geral, moderada a fortemente ácidos, normalmente com saturação por bases baixa (distróficos), podendo ocorrer altos teores de alumínio extraível. A textura é predominantementearenosa, sendo menos comumente textura média e raramente argilosa (tendente para média ou siltosa) no horizonte B espódico.
Variam de pouco profundos até muito profundos. A drenagem é muito variável, havendo estreita relação entre profundidade, grau de desenvolvimento, endurecimento ou cimentação do horizonte diagnóstico (B espódico) e a drenagem do solo.


- AMBIENTES DE OCORRÊNCIA
Sãooriginários, principalmente, de materiais arenoquartzosos, sob condições de clima tropical e subtropical, em relevo plano, suave ondulado ou ondulado (Figura 2). Ocorrem associados a locais de umidade elevada, em áreas de surgente, abaciamentos e depressões, sob os mais diversos tipos de vegetação.


- POTENCIAL E LIMITAÇÕES AO USO AGRÍCOLA
As principais limitações desta classe de solo estãorelacionadas a sua textura arenosa, presença de horizonte de impedimento e baixa fertilidade. A presença de horizonte fragipã, duripã ou “ortstein” pode causar impedimento à penetração das raízes e à infiltração de água.
- MANEJO
Não apresentam normalmente aptidão agrícola, sendo indicados para áreas de conservação ambiental. No entanto, verifica-se que, em algumas áreas, os Espodossolos podem serutilizados para pastagem. Identificam-se, também, áreas de Espodossolos utilizadas com a cultura de coco.
ESPODOSSOLOS
Espodossolos
Solos constituídos por material mineral, apresentando horizonte B espódico, imediatamente abaixo de horizonte E ou A, dentro de 200cm da superfície do solo, ou de 400cm de profundidade, se a soma do horizonte A+E ou horizonte hístico + E ultrapassa 200cm deprofundidade.
2.1.2.9 ESPODOSSOLOS
Estes solos apresentam como principal característica a presença de um horizonte B espódico, constituído pela concentração de matéria orgânica. Os Espodossolos podem apresentar o horizonte E (álbico ou não), como resultante da eluviação da matéria orgânica do horizonte A
GLEISSOLOS
Os Gleissolos (G) são solos minerais, hidromórficos, desenvolvidos de sedimentosrecentes não consolidados, de constituição argilosa, argilo-arenosa e arenosa, do período do Holoceno. Podem ocorrer com algum acúmulo de matéria orgânica, porém, com o horizonte glei iniciando dentro de 50 cm da superfície, ou entre 50 e 125 cm, desde que precedido por horizontes com presença de mosqueados abundantes e cores de redução. Compreende solos mal a muito mal drenados e que possuam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!