Solos

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
Solos — Presentation Transcript
* 1. SOLOS: A ORIGEM SOLO É A CAMADA MAIS EXTERNA DA SUPERFÍCIE DA TERRA, SE FORMANDO SOBRE A LITOSFERA, A PARTIR DO INTEMPERISMO DAS ROCHAS. INTEMPERISMOCONSISTE NO DESGASTE NATURAL DAS ROCHAS, A PARTIR DA FRAGMENTAÇÃO OU DECOMPOSIÇÃO DAS MESMAS. PODE SER: FÍSICO OU MECÂNICO : RESULTANTE DAS AMPLITUDES TÉRMICAS ACENTUADAS, COMUNS, SOBRETUDO, NAS ÁREASTROPICAIS ÁRIDAS E SEMI-ÁRIDAS. QUÍMICO : O CONTATO DOS ELEMENTOS DISSOLVIDOS NAS ÁGUAS COM AS ROCHAS E OS MINERAIS PROMOVE, GRADUALMENTE, A DECOMPOSIÇÃO DAS MESMAS. BIOLÓGICO OU ORGÂNICO : SE REFERE ÀAÇÃO DOS SERES VIVOS OU RESTOS ORGÂNCOS, COMO A AÇÃO DAS RAÍZES DOS VEGETAIS, NO SUBSOLO, PRESSIONANDO E FRATURANDO AS ROCHAS.
* 2.  
* 3. SOLOS: O ESTUDO PEDOLOGIA: É O ESTUDO DA ORIGEM E DODESENVOLVIMENTO DOS SOLOS. ABRANGE O SOLO DESDE A SUA SUPERIFÍCIE ATÉ A ROCHA MATRIZ DECOMPOSTA. EDAFOLOGIA: É O ESTUDO DO SOLO, RELACIONANDO-O COM O APROVEITAMENTO AGRÍCOLA. DESSE MODO, A MESMA SEPREOCUPA COM O SOLO CULTIVÁVEL (CAMADAS SUPERFICIAIS).
* 4. SOLOS: OS HORIZONTES
* 5. SOLOS: AS CLASSIFICAÇÕES Quanto à origem, os solos podem ser : Eluviais : quando são formados no própriolocal, a partir da desagregação e da composição das rochas (massapê e terra roxa, por exemplo). Aluviais: quando são formados pela acumulação de materiais transportados pelas águas correntes (solos devárzeas e de deltas fluviais, por exemplo) e pelos ventos (solos de loess, entre outros). Coluviais: relacionados à formação de camada de detritos que se forma no sopé de elevações, por conta daação das enxurradas e/ou pelo próprio desabamento de partículas desagregadas e precipitadas das rochas.
* 6. Quanto à formação, os solos se classificam em: Zonais , que compreendem aqueles solos emque o principal elemento responsável por sua formação é o clima. São solos bem formados (maduros) e geralmente apresentam os horizontes (A, B e C) bem caracterizados. Vejam alguns exemplos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!