Sociolólia

3661 palavras 15 páginas
Sociologia Geral Jurídica
08/02/12
1º Núcleo – Família
2º Núcleo – Religião – Quem insere este núcleo no individuo é a família
3º Núcleo – Estado – Lei - Ordenamento de condutas jurídicas - (Antes de fazer uma lei se estuda a sociedade)
1º Classe Social – Nobreza – Títulos (Escravos e Servos)
2º Classe Social – Clero (Igreja) – Fazia os Casamentos entre a Nobreza + Burguesia, onde esta pagava para Nobreza, somente a classe do Clero que podia estudar
3º Classe Social – Burguesia – Dinheiro (Trabalhadores e Operários – trabalhavam de 12 a 18 horas por dia, moravam em barracões sem nenhum tipo de luxo), desde aquela época já se sonhava com a casa própria.
15/02/2012
A Burguesia investe muito nos cientista, com a intenção de usar mais maquinas que mão de obra humana. Pagavam os Filósofos para pensar por eles os meios para ganharem cada vez mais dinheiro. “Nasce o Positivismo – Que quer a Ordem e Progresso”.
Quando August Comte (O pai do Positivismo) – Que coloca o termo Ordem e Progresso na bandeira brasileira. Foi ele quem colocou o nome de física social e logo após sociologia.
A Burguesia traz a ordem através do trabalho e da alienação.
A partir do período das revoluções industriais, começa a mudar as estratificações (preciso trabalhar tanto e ganhar tão pouco).
Mais Valia:
Absoluta – trabalhar mais horas (explora o numero de horas) produzia 100pçs
Relativa – Explora as maquinas – produzia 1000pçs
Imunidade é dada pela Constituição Federal.
Isenção é dada por Lei.
Regime Diferenciado De Contratações não utiliza a lei 8666/73.
ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA
A revolução científica de século XVII, o surgimento do estado moderno que descentraliza e institui-se com caráter social político e jurídico bem como, o fim da estrutura feudal e o surgimento e inserção da burguesia na organização social de produção capitalista, tudo isto, associado á revolução industrial e aos desdobramentos da revolução francesa propiciaram a necessidade de investigar a

Relacionados

  • sociololia
    7911 palavras | 32 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas