Sociologia

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resenha do livro Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda, da editora Parábola.

Autora Audrei Gesser. Mestra em letrase inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutorada em linguística aplicada na área de educação bilíngue pela UNICAMP. Foi pesquisadora visitante naGallaudetUniversity, Estados Unidos, em 2004, com bolsa concedida pela CAPES.

O livro possui oitenta e oito páginas, com divisão em três capítulos, são eles: A língua de sinais, O surdo e Asurdez, além de prefácio, introdução, considerações finais e referências bibliográficas.

Neste trabalho analisamos apenas o primeiro capitulo “A língua de Sinais.” Nele a autoraapresenta diversos questionamentos que envolvem o estudo sobre a língua de sinais, a partir de perguntas como subcapítulos a autora desmente alguns e afirma outros sempre com explicaçõesdidáticas do porque tal afirmação é uma crença ou não, com isso podemos tirar diversas duvidas além de abranger o nosso conhecimento sobre o assunto

A autora também mostra adiferença entre a língua de sinais e as mimicas, já que para algumas pessoas, Libras e mimicas parecem ser a mesma coisa, o que não é uma verdade,etambém o fato de libras não ser uma línguauniversal, já que assim como a língua falada muda de pais para pais, o mesmo acontece com a língua de sinais que segue padrões do pais em que o individuo se encontra.
Neste mesmocapitulo a autora aborda alguns questionamentos sobre a gramática e a origem da Língua de Sinais, além de explanar sobre a constante comparação entre a língua de sinais brasileira(LIBRAS) a língua portuguesa falada.

Quanto a parte gramatical da língua de sinais, que a muito tempo se discute se existe sim ou não; a autora cita o americano William Stokoe em
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!