thiago

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Trabalho

De

Geografia










As regiões se diferem por causa de suas particularidades, desprezando sua grandeza ou localização geográfica. São distintas por suas atuações com a produção agropecuária (região da soja, milho, leite, tomate entre outras), centros urbanos (região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro), influência de um município (região deGoiânia, Uberlândia, Presidente Prudente etc.).
As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, paradefinir quais estados fariam parte de cada região.
A regionalização, proposta em 1969, foi elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970. Apenas algumas alterações foram feitas. Em 1975, o estado da Guanabara foi transformado em município do Rio de Janeiro. Em 1979, Mato Grosso foi dividido, dando origemao estado do Mato Grosso do Sul. A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
Foram criadas as seguintes regiões:
Região Centro-Oeste: Constituída por Goiás, Mato Grosso, MatoGrosso do Sul e Distrito Federal. Caracteriza-se por ser a região menos populosa do país. Região em plena expansão sendo ocupada, sobretudo, por atividades agrícolas e  pecuária moderna. A presença do Cerrado e Pantanal também ajudam a caracterizar a região.
Região Nordeste: É composto pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.Enfrenta graves problemas relacionados ao clima semiárido de grande parte da região e à situação socioeconômica precária de grande parte da população.
Região Norte: Formada pelos estados do Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá. Apresenta baixa densidade demográfica e caracteriza-se principalmente pela presença da Floresta Amazônica.
Região Sudeste:  O sudeste é constituído porquatro estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Caracteriza-se por ser a região mais populosa e industrializada do país. Apesar de ser a mais desenvolvida em aspectos econômicos, a região Sudeste apresenta uma série de graves problemas sociais, especialmente em sua grandes cidades.
Região Sul:  A menor das regiões brasileiras é formada pelos estados do Paraná, RioGrande do Sul e Santa Catarina. Caracteriza-se pelo clima subtropical e agricultura desenvolvida e diversificada. É a segunda região mais industrializada do país. Outro ponto que a caracteriza, é o grande número de descendentes de europeus que compõem grande parte da população.
 

 
 
2-Divisão do Brasil por critérios econômicos
A divisão oficial do Brasil em cinco regiões foi criada, em1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mas, antes disso, em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais.
Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela buscarefletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
Nessa divisão, ao contrário do que ocorre com a do IBGE, os limites das regiões não coincidem com os estados. Isso significa que um estado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Thiago
  • Thiago
  • Thiago
  • thiago
  • Thiago
  • thiago
  • Thiago
  • thiago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!