sociologia

Páginas: 14 (3366 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

















Anhanguera Indaiatuba – Serviço Social – Sociologia


Professora -Claudia Benidetti
Declaração de Direitos Humanos

A igualdade, e a naturalidade dos direitos ganharam expressão política direta pela primeira vez na Declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776 e na Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
Embora aDeclaração de Direitos Inglesa de 1689 mencionasse “direitos e liberdades antigos”, não os declarou iguais, universais ou naturais. Ao contrário, a Declaração de Independência Americana insistia que “todos os homens são criados iguais” e que todos possuem “direitos inalienáveis”.
De maneira semelhante, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamava que “os homens nascem e permanecemlivres e iguais em direitos”. Não os franceses, nem os brancos ou os católicos, mas os “homens”, que naquela época, como hoje, significava não apenas o sexo masculino mas todos os membros da raça humana.
Em outras palavras, direitos que haviam sido considerados na maior parte das vezes como pertencentes que seriam os ingleses nascidos livres, foram transformados em direitos humanos, direitosnaturais universais, o que os franceses chamaram de os direitos do homem.
Os direitos humanos exigem três qualidades interligadas: devem ser naturais, iguaise universais. Todos os seres humanos em todos os lugares do mundo devem possuí-los igualmente e tão somente pela sua condição de seres humanos.
Eles não são os direitos do homem em estado natural; são os direitos do homem em sociedade. Sãogarantidos por leis e constituições seculares e exigem participação ativa por parte daqueles que os detêm. Os direitos não são concedidos; são reivindicados.
As declarações americana e francesa afirmavam identificar os direitos inerentes ao estado de existir como ser humano. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, faz a mesma afirmação: “Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente edos direitos iguais e inalienáveis de todos os humana é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
Essa afirmação, crucial se os direitos humanos são realmente universais, dá origem a um paradoxo: se a igualdade de direitos é tão evidente por si mesma, então por que essa afirmação tem de ser feita e por que foi feita somente em
Houve muitas alianças para somar forças. Ao final,os colonos americanos, juntamente com os britânicos triunfaram sobre os franceses.Após a Guerra Franco-Indígena os colonos americanos reivindicaram por terem servido aos interesses britânicos cedendo seus soldados e arriscando as vidas das suas famílias.
A Inglaterra passou a dominar o dobro do território que dominava , e para manter suas novas dívidas juntamente com a segurança dessesterritórios, aumentou os impostos e restringiu osdireitos dos colonos. Esta situação foi a principal responsável pela destruição das relações entre os Estados Unidos e a Inglaterra.
A exploração de riquezas naturais para o abastecimento de seus mercados. A conturbada situação política e religiosa da Inglaterra nesse período, marcada por violentas perseguições, provocou a fuga de dissidentes que buscavamna América uma nova atmosfera e uma oportunidade de enriquecimento.
Criou-se ali uma cultura de subsistência, baseada na pequena proriedade, usando mão-de-obra livre e assalariada. Já a colonização do sul, propícia para a produção de gêneros tropicais, deu-se em bases mercantilistas, buscando atender às necessidades da metrópole caracterizada. No sul, prevaleceram o latifúndio, a monocultura eo trabalho escravo.
A inglaterra saiu-se vitoriosa do conflito contra a França, surgindo, porém, uma forte crise econômica em virtude dos gastos militares. Para recurerar seu erário (dinheiro público), os ingleses adotaram uma nova política administrativa sobre suas colônias, caracterizada pelo arrocho. A liberdade comercial que os colonos tinham até então restringiu-se às rígidas práticas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!