sociologia

Páginas: 63 (15657 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013


Programa de Aulas de Graduação












SOCIOLOGIA DO LAZER















HISTÓRICO


Desde o nascimento da sociedade industrial, os pensadores sociais do século XIX previram a importância do lazer, ou antes, do tempo liberado, pela redução do trabalho industrial. Entretanto, após um século e meio, os sociólogos ainda não conseguiram entender-se, nem sobrea dinâmica, nem sobre as propriedades específicas do fenômeno “lazer”, nem sobre suas principais implicações. Em certos textos, Karl Marx considera o trabalho em si como a necessidade primeira do homem. Ele especifica, que somente a apropriação coletiva da máquina possibilitará a conquista de um tempo livre, “espaço do desenvolvimento humano”, que findará por humanizar o trabalho. Muitos outrosautores atribuíram a mesma importância à conquista do lazer pelo progresso técnico e pela emancipação social. Todos associaram o desenvolvimento do lazer ao progresso da cultura intelectual dos trabalhadores e ao aumento de sua participação nos negócios da cidade.

“Graças aos lazeres e aos meios postos ao alcance de todos, a redução ao mínimo do trabalho social necessário favorecerá odesenvolvimento artístico, científico de cada um”, Karl Marx.

A realidade do lazer no século XX, tal como os sociólogos a observaram nas sociedades industriais dominadas pela empresa privada ou coletiva, revelou-se mais complexa, mais ambígua. É na Europa que um militante socialista, P. Lafargue escreve o primeiro panfleto a favor do lazer dos operários, contra a mística do trabalho (1883), mas é nosEstados Unidos que foi fundada a sociologia do lazer. O Livro o Lazer dos Trabalhadores de T. Veblen traz a luz, sobretudo as despesas ostentatórias às quais a busca do prestígio arrasta as classes dirigentes. É preciso esperar os anos 1920-1930 para ver, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, os primeiros estudos da sociologia empírica do lazer propriamente dita. A instauração da jornada deoito horas provoca a esperança e também a inquietude dos reformadores sociais, O Bureau Internacional do Trabalho de Genebra organiza, em 1920, o 1º Congresso Internacional acerca do tempo livre dos Trabalhadores; trezentos membros de dezoito nações participam dele. A necessidade de uma organização dos lazeres é colocada como base para a diminuição do tempo de trabalho. São empreendidas enquetes nosEstados Unidos. Em 1934 surge o primeiro grande estudo centrado no lazer, a de Lundberg e Komarowsky. Este estudo já define o lazer como considerado em alto grau obrigatório ou necessário à manutenção da vida.

Esta obra marca, o nascimento da sociologia empírica do lazer. Depois da Guerra de 1940, a sociologia do lazer conhecerá uma dimensão e significação nova. Os Estados Unidos abordamproblemas da “sociedade de massa” marcada pelo consumo, pela cultura e pelo lazer de massa. Nesse novo contexto, as ambigüidades do lazer provocam um florescimento de estudos. Vastas sondagens de opinião sobre o lazer dos jovens (1954), daí resultam numa vigorosa política de equipamento e de formação. Nas sociedades industriais de tipo socialista, os estudos sobre o lazer conhecem igualmente um novodesenvolvimento.

Existem teorias que prevêem que após a Revolução Industrial da Automação (1945), a civilização ocidental contemporânea terá entrado quase que inteiramente na cultura dos lazeres, ou seja, haverá uma desproporção entre o tempo de trabalho e o tempo livre, e o homem que, na atualidade vive praticamente para trabalhar, poderá limitar-se a trabalhar para viver, podendo deste mododedicar a maior e melhor parte de suas energias às atividades que mais o enriqueçam e o estimulem: os lazeres.

A questão do uso do tempo livre humano sempre se fez presente nas diversas sociedades e a relevância deste em relação aos outros tempos, baseia-se principalmente nas conotações de satisfação pessoal que as atividades executadas nele proporcionam a seus praticantes. No entanto, o tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!