sociologia do direito

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Vizualizando um outro lado da dogmática jurídica, sua face positiva que nos ajuda na contenção dos abusos e uma nova tentativa de buscar limitação para o poder, abrindo espaço para a cidadania.Paulo Faraco de Azevedo em uma de suas obras menciona que o neoliberalismo tem um pleno desprezo pelo direito, pois sempre foi um principio da modernidade o impossível regresso ao quo ante, quando amatéria em questão fossem conquistas constitucionais.

Para Thomas Hobbes, em uma sociedade cuja direção não estivesse sob mãos fortes, o homem seria lobo do homem. Porém, os iluministas em nome de umavida mais digna e solidaria combateram este pensamento. Faraco de Azevedo chama de esquerda democrática aqueles que contribuíram para a queda do mundo de Berlim e considera um absurdo o desnoteamentodestes ante ao discurso neoliberal.

Porém, renova-se a missão das esquerdas democráticas como elementos de resistência á ditadura do mercado e a globalização econômica. É importante fazer diferençaentre os discursam para conquistar áreas de poder político daqueles que combatem em favor da dignidade da vida humana. Diferentemente das elites presentes no período do capitalismo acumulativo aselites atuais comandam os destinos da humanidade sem se responsabilizar por seus atos, pondo em risco as democracias.

Mesmo assim, não cabem imediatismos históricos nesta luta contra os desmandosneoliberais. Juristas e intelectuais precisam trabalhar com a “paciência histórica”, mantendo, porém, os olhos bem abertos para as devastações do ecossitema que se vêm acelerando no lucrativismodelirante em que nos estamos deixando envolver.

O numero de estados que se tornam propriedades de multinacionais devido a venda de suas empresas publicas ao setor privado tem aumentado cada vez mais.Assim, torna-se urgente que cientistas políticos, filósofos sociais e outros redimensionem os princípios da civilização tecnológica , mostrando sua capacidade critica e que os meios de comunicação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do direito
  • SOCIOLOGIA DO DIREITO
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia e direito
  • Sociologia do direito
  • sociologia do direito
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!