Sociologia do crime

Páginas: 15 (3631 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Introdução
O presente trabalho intitulado teoria de aprendizagem, procura oferecer uma visão geral e sistemática sobre o pensamento de Edwin H. Sutherland, particularmente no tocante à teoria da associação diferencial e às características do crime de colarinho branco como fenómeno criminológico, em busca de uma maior compreensão das semelhanças e diferenças entre a criminalidade dos indivíduos,das classes sociais mais baixas e a criminalidade dos indivíduos das classes mais altas. É fundamental para uma compreensão mais abrangente e específica dos crimes associativos e, mais importante, do fenómeno do crime organizado.
De modo geral, o trabalho vai comportar um panorama ligado aos contornos da contribuição que a sociologia tem nos aspectos relacionados com o crime.Vida e Obra
Edwin H. Sutherland, nasceu a 13 de Agosto de 1883 em Gibbon, Nebraska (EUA). Cresceu e estudou em Ottawa, Kansas, e Grand Island, Nebraska. Em 1904, recebeu seu diploma de Grand Island College, após, ele ensinou latim, história, grego, e taquigrafia por dois anos no Colégio Sioux Falls e South Dakota. Em 1906, ele deixou Sioux Falls College e entrou na escola depós-graduação na Universidade de Chicago a partir do qual ele recebeu seu doutorado. Lá, ele mudou seu campo de estudo da história à sociologia.
Edwin H. Sutherland, (1883-1950) foi um sociólogo Norte Americano. Ele é considerado um dos criminalistas mais influentes do século XX. Ele foi um sociólogo da escola interaccionista simbólica do pensamento, e é bem conhecido pela definição de "associaçãodiferencial", que é uma teoria geral do crime e da delinquência que explica como os marginalizados vêm para aprender as motivações e habilidades para cometer actividades criminosas. Sutherland ganhou seu Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Chicago em 1913 e presidiu a Associação Americana de Sociologia em 1939.
Depois de completar seus estudos universitários, trabalhou na Universidade deMinnesota entre 1926 e 1929 e solidificou sua reputação como um dos principais criminalistas do país. Durante esse tempo, sua atenção voltada para a sociologia como um empreendimento científico, cujo objectivo era a compreensão e controle de problemas sociais, incluindo o crime. Mais tarde mudou-se para a Universidade de Indiana, e tornou-se o fundador da Escola de Criminologia da Universidade deIndiana em Bloomington. Em 1939, foi eleito presidente da Sociedade Americana de Sociologia, e em 1940, foi eleito presidente de pesquisa sociológica, Edwin Sutherland, morreu em 1950, deixando um vasto legado histórico, que tem influenciado grandes criminologistas contemporâneos na pesquisa social.
Concepção de Sociedade
Sutherland, concebe a sociedade como uma sociedade em conflito e harmoniosa.Segundo o autor, o crime nas sociedades modernas, está enraizado no conflito sobre as culturas concorrentes. Os diferentes índices de criminalidade foram explicados pela aproximação sob conflito cultural.
Outro factor foi elaborado a partir de suas próprias entrevistas, particularmente os de Conwell Chic feito para o ladrão profissional. Sutherland, concluiu que nem todos podem se tornarladrões profissionais, mas deve ser aceite em um grupo de ladrões profissionais e doutrinados na profissão (Matsueda: 1988: 280). No livro, ele enfatizou associação diferencial, dizendo que "a definição final do ladrão profissional é encontrada dentro da associação diferencial. Uma pessoa que é recebida no grupo e reconhecida como um ladrão profissional é um ladrão profissional. O elemento diferencial naassociação de ladrões é essencialmente funcional e não geográfica." (Jacoby, 1994:11). Em suma, ele mostrou característica geral do ladrão profissional e seu modo peculiar de viver em detalhes em termos de associação diferencial: O ladrão profissional é aquele que rouba profissionalmente. Ele faz um trabalho regular de roubar e cada acto é cuidadosamente planeiado. Ele tem diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIOLOGIA DO CRIME
  • Sociologia do crime
  • sociologia do crime
  • sociologia do crime
  • Sociologia do crime
  • sociologia do crime
  • Sociologia do crime
  • Crime e desvio (sociologia)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!