Sociologia do Corpo

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
­RESUMO
A Sociologia do Corpo dedica-se a compreensão da corporeidade humana como fenômeno social e cultural, motivo simbólico, objeto derepresentações e imaginários.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 13
2 DESENVOLVIMENTO 14
3 ANÁLISE DE DADOS 16
4 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
As ações da vida humana envolvem a ação dacorporeidade. O corpo é um vetor semântico onde ocorrem as atividades perceptivas e as significações, mas também a expressão de sentimentos, ritos, gestos, exercícios, relação com a dor, etc. O uso físicodepende dos sistemas simbólicos. O corpo torna-se o eixo da relação com o mundo, lugar e tempo.
Ao fim dos anos 60 houve uma crise de legitimidade das relações do homem com os outros. Houve um novoimaginário do corpo (luxuriante): feminismo, crítica do esporte, revolução sexual. Começou a crítica da condição corporal.
O corpo se tornou símbolo e cavalo de batalha contra todo um sistema devalores repressivo. As práticas exigem transformação social radical.
Na literatura, predomina um convite ‘surreal’ de ‘libertação do corpo’. Surreal na medida em que ignora o que acontece com o homemnessa libertação. Tal apologia ao corpo termina por ser dualista (opõe o homem ao corpo) e sugere a existência de um corpo para além do homem concreto.




2 DESENVOLVIMENTO
Desde o início dahumanidade agindo como uma sociedade, é possível notar diferentes culturas. Algumas culturas se diferenciam, entre tantas outras coisas, com hábitos de modificação corporal.
Tatuagens, argolas depescoço, alargadores, piercings. Mesmo antes da modernidade, tais elementos eram utilizados para contar histórias, exibir status, como símbolo de sensualidade e etc. Todos são um meio de se comunicar na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do corpo
  • corpo e sociologia
  • Sociologia do Corpo
  • FICHAMENTO A SOCIOLOGIA DO CORPO
  • a sociologia do corpo saude envelhecimento
  • COMO A SOCIOLOGIA V O CORPO
  • sociologia relação do corpo com a sociologia na educação física
  • Sociologia do corpo: saúde, doença e envelhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!