FICHAMENTO A SOCIOLOGIA DO CORPO

1300 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DIEGO CANDIDO DA SILVA SANTOS

A SOCIOLOGIA DO CORPO

Fichamento apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia, no 3° período, sob a orientação do professor Dr. José Marcelo Domingos de Oliveira.

PARIPIRANGA-BA
ABRIL 2014
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
CREDÊNCIAIS DO AUTOR
David Le Breton nasceu em 26 de Outubro de 1953. Sociólogo e Antropólogo é professor da Universidade Marc Bloch de Estrasburgo. Ele também é pesquisador e membro das “culturas e sociedade na Europa” de laboratório (URA-CNRS). Le Breton é um dois mais proeminentes escritores franceses contemporâneos estudos antropológicos e do corpo desempenha um papel fundamental na sua investigação. “Desculpa, portanto, eu sou.” Resumo, parafraseando Descartes, sua antropologia Man Estudo através de parâmetros sensoriais.
RESUMO DA OBRA
A sociologia do corpo forma um capítulo da sociologia essencial dedicação à compreensão da corporeidade humana como fenômeno social e cultural, motivo simbólico, objeto de exibição e imaginários. As atribuições da vida humana envolvem a ação da corporeidade. O corpo é um vetor semântico onde ocorrem as atividades perceptivas e as significações, mas também a expressão de sentimentos, ritos, gestos, exercícios, relação com a dor, etc. O uso físico depende dos sistemas simbólicos. O corpo torna-se o eixo da relação com o mundo, lugar e tempo. O homem, através do corpo, apropria-se da vida, a traduz para o outro e serve-se de sistemas simbólicos que compartilha com a comunidade. Para definir o corpo de que se fala dos pontos de vista sociológico e antropológico, distancia-se da ideia de ser ele atributo da pessoa, um pertencimento da identidade em recusa à ideologia individualista. O autor abraça a ideia da realidade

Relacionados