Lajes

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL









TRABALHO TECNO. DAS CONSTRUÇÕES










Tipos de lajes
Processos construtivos
Principais usos

















JATAÍ – 2014
LAJE

Lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura.
A principal função das lajes é receber os carregamentosatuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios, que podem ser de ordem simples, fixo e engaste.
Nas lajes geralmente atuam, além do seu peso próprio, pesos de revestimentos de piso e de forro, peso de paredes divisórias e cargas de uso.

Estas são as espessuras mínimas de acordo com a NBR 6118 (2001), as espessuras das lajesdevem respeitar os seguintes limites mínimos:
• 5cm para lajes de cobertura não em balanço;
• 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço;
• 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN;
• 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN;
• 15cm para lajes com protensão.












LAJE MACIÇA


A laje maciça é moldada“in loco”, e demanda mais tempo e mais concreto para sua execução. Os edifícios, por exemplo, que usam desse tipo de laje tem grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
Para sua execução é extremamente necessário à utilização de formas de madeira, para receber o concreto posteriormente.
As vantagens da laje maciça, é que oferece isolamento acústico e térmico; é capazde vencer grandes vãos livres; suportar grandes cargas, com alturas relativamente baixas; é capaz de suportar paredes diretamente sobre ela e sua espessura não é alta.
Entre as desvantagens está o elevado consumo de concreto; o alto peso próprio e por ser uma estrutura moldada “in loco”, acaba tendo que gastar muito com formas de madeira para sua execução.
São atualmente utilizadas em edifíciose indústrias, onde os vão em cargas são maiores.
Execução: Consiste de fôrmas e escoras de madeira que sustentam a estrutura durante o processo de cura do concreto. A estrutura final é mais pesada do que as estruturas utilizadas em outros métodos construtivos e apresenta um alto tempo de espera para utilização. Este sistema de laje maciça também apresenta um custo elevado se comparado a outrostipos de sistemas construtivos. A concretagem só acontece quando as formas estejam montadas, umedecidas, e com a armação de ferro toda montada sobre a forma. Depois de tudo pronto é hora de com lançar procedimento que deve ser realizado o com cuidado para não sobrecarregar a laje em pontos isolados. O adensamento da massa, pode ser feito manualmente com o auxilio de uma desempenadeira, ou com autilização de vibradores, tendo cuidados para que a armação não saía do eixo e que não haja segregação dos materiais. Após esse processo é só realizar o acabamento nivelando o concreto com a ajuda de uma régua de pedreiro.








LAJE PRÉ-MOLDADA


As pré-moldadas ou pré-fabricadas são as lajes que já chegam quase prontas na obra. São compostas por vigotas de concreto armado intercaladascom outras vigotas de material cerâmico, e com capeamento de com concreto para preencher os espaços vazios da laje e para alcançar a resistência necessária. Esse tipo de laje pode vencer vãos de até 5m sem apoios. Como a laje maciça também necessita de armação de aço.
A execução das lajes pré-moldadas é mais rápida, mas o fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo asinstruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem ser seguidos à risca.
Como o custo com a mão-de-obra e materiais é mais baixo, é atualmente usada em residências onde são comuns vãos pequenos e baixas cargas.
As vantagens dessa laje, é que o escoramento é reduzido; não se utiliza formas; menor peso próprio e baixo desperdício de concreto.

LAJE TRELIÇADA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lajes
  • lajes
  • lajes
  • Lajes
  • laje
  • LAJES
  • lajes
  • lajes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!