Sociedades Complexas

Páginas: 14 (3341 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA





REVISÃO DE LITERATURA: INDIVIDUALISMO E CULTURA (GILBERTO VELHO)








Juiz de Fora
2012


Introdução
Gilberto Velho se voltava às formas de vida nas modernas sociedades urbanas e industriais, aos dilemas de seus grupos e camadas sociais, às formas muito diversificadas de seus estilos de vida e visão de mundo, segundo aparticularidade de suas trajetórias sociais. A partir disso, faremos reflexões sobre as sociedades complexas estudadas por ele, explicando suas características e particularidades, passando por pontos que entendemos como essenciais para melhor compreendê-las, como unidades e descontinuidades, contradição entre particularização e universalização, o individualismo marcante em tais sociedades, a utilização dalinguagem de formas bem variadas, até a existência de projetos de diversas dimensões. Para complementar a ideia de Gilberto Velho, traremos também argumentos de outros autores, principalmente Louis Dumont, quem em muitos aspectos possui uma visão semelhante à de Velho, ao analisar diversos tipos de sociedades.

Sociedades Complexas
As sociedades complexas, assim referidas por Gilberto Velho(1981), possuem vários critérios que podem classificá-las como tal. Alguns exemplos seriam: Divisão social do trabalho, desenvolvimento da vida urbana, instalação do Estado, surgimento das classes sociais, aparecimento da escrita, desenvolvimento tecnológico, entre outros. Encontramos dificuldades em achar fronteiras entre sociedades complexas e não complexas. É preciso que esteja claro e que sejamfeitas todas as ressalvas quanto ao nível da vida sócio-cultural referida e também qual o outro tipo de sociedade está sendo comparada quando se diz "de menor complexidade".
Há para ele, dois critérios importantes quanto à classificação de sociedades complexas e que estão intimamente relacionados. São eles: Divisão social do trabalho e distribuição de renda, que diferem e moldam as categoriassociais, e heterogeneidade cultural, que seria a existência de uma diversidade de tradições, seja por critérios de ocupação na sociedade, opção religiosa, grupo familiar, entre outros.
As categorias sociais surgidas a partir da divisão do trabalho tendem a seguir certas tradições e valores. Por exemplo, um grupo de médicos, engenheiros, jornalistas, artistas, etc., tendem a construir estilos de vidassemelhantes, e tais construções aproximam pessoas, fazendo com que se identifiquem.
A questão é saber quais fatores seriam mais significativos em cada sociedade, e verificar o peso que possui cada experiência, por exemplo, a divisão social do trabalho, em confronto com outros valores, como classe social, origem regional, estilo musical, etc. A divisão de classe, por exemplo, é marcante nassociedades complexas, mas esse fator por si só não define um grupo. Classes "iguais" se diferenciam de um país para o outro, de um estado para o outro, e até mesmo dentro de grandes cidades. Os gostos e costumes de uma classe média no Nordeste são bem diferentes de um grupo com mesmo poder aquisitivo no Sul. Os hábitos alimentares, os modos de vida, os tipos de convivência, variam muito. Existe, assim, umenorme conjunto de símbolos que são utilizados pelas pessoas que as fazem se aproximar ou afastar de outras. As sociedades complexas são sociedades diversificadas, que abrangem vários tipos de classificações ou agrupamentos. Por exemplo: Tal grupo pertence à classe média, é negro, e gosta de música clássica. Se classificarmos apenas como classe média, não será possível identificar os gostos dessegrupo.
Entendemos que há uma subdivisão entre as sociedades, são elas tradicionais ou modernas. As modernas, chamadas também industriais, surgiram após a revolução industrial, e têm como forte característica o grande número de pessoas, ligado ao alto índice de consumo e produção, e à melhoria em tecnologia e ciência, o que proporciona às grandes metrópoles abrigarem uma quantidade tão grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedades Complexas
  • Sociedades complexas.
  • O Estudo Das Sociedades Complexas FICHAMENTO
  • Sociedades complexas no mundo animal
  • O estudo das sociedades complexas
  • Antropologia das sociedades complexas
  • unidade e fragmentação em sociedades complexas”
  • A Sociedade Moderna Complexa Desde A Sua Origem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!