sociedade

Páginas: 8 (1940 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
TIPOS DE SOCIEDADES
EIRELI – EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
A EIRELI não é considerada uma sociedade mas é um novo tipo jurídico que dá ao empresário uma tranquilidade maior ao constituir sua empresa, se ter a necessidade de ter um sócio.
Esse tipo jurídico é administrada por uma só pessoa denominada TITULAR, e não poderá ter uma outra empresa nessa modalidade pois ela nãodeixa de ser uma empresa individual, o que diferencia esse tipo de empresa é que ela tem a proteção jurídica de denominação LIMITADA, caso ocorra alguma ação de penhora de bens será limitado aos bens da empresa.
Ao constituir essa empresa ela deverá ser registrada na JUCESP ou em cartório isso vai depender do ramo de atividade, o capital social desse tipo de empresa deve ser no mínimo 100 (cem)salários mínimos que hoje é R$ 724,00 perfazendo um total de R$ 72.400,00, a Empresa individual de responsabilidade limitada será regulada, no que couber, pelas normas aplicáveis às sociedades limitadas.

SOCIEDADE LIMITADA
A sociedade LTDA é uma empresa constituída por dois ou mais sócios, e o capital está dividido por quotas, onde cada um possui uma responsabilidade limitada. No contratosocial de uma LTDA tem que constar qual o tipo de empresa, se é uma LTDA ou SA (Sociedade Anônima). Em uma empresa LTDA, os sócios dividem as obrigações da empresa, ou seja, cada um possui uma participação limitada perante terceiros, a limitação refere-se ao montante do capital social investido.
As sociedades LTDA terminam sempre com a expressão, no final “ Empresa XX Ltda", onde o nome pode ser arazão social, ou o objeto social da empresa. O fato de ter que colocar o LTDA no final do nome da organização está previsto no art. 1158 do Código Civil Brasileiro. Se a palavra limitada não aparecer no nome da sociedade, presume-se então que é ilimitada a responsabilidade dos sócios, e assim será tratada.

SOCIEDADE ANONIMA
Sociedade Anônima é nome dado a uma empresa com fins lucrativos que temseu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
As sociedades anônimas podem ser divididas em dois tipos: a de capital aberto e a de capital fechado. É importante saber a diferença entre as duas, suas principais características e as vantagens e desvantagens. Outro elemento essencial é a questão dasações. Elas podem restringir os direitos e as vantagens do acionista e mostram o tamanho da empresa.
Sociedade Anônima é um tipo de companhia que tem seu capital dividido por ações. Os sócios são chamados acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. Ela surgiu em meados do século XVII, quando a maioria dos negócios ainda era financiada pelo capital familiar.

SOCIEDADE EMNOME COLETIVO
A sociedade em nome coletivo é uma típica sociedade de pessoas, com objeto comercial ou civil, onde a responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada.
Este tipo societário somente pode ser constituído por pessoas físicas, conforme determina o artigo 1039 do Código Civil.
A responsabilidade dos sócios é ilimitada, ou seja, os bens particulares podem ser alcançados na execuçãode dívidas da sociedade.
Embora a responsabilidade nesta espécie de sociedade seja solidária e ilimitada, o parágrafo único do artigo 1039, concedeu aos sócios a possibilidade de, no ato constitutivo, ou por unânime convenção posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um.
Sendo assim, no contrato social ou em termo aditivo aprovado por todos, os sócios podem fixar limites pessoais deresponsabilidade pelas dívidas sociais, ressaltando-se que os mesmos não podem ser opostos aos credores da sociedade.

SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
A sociedade em comandita simples é a entidade constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária, e aqueles que limitam essa responsabilidade à importância com que entram para o capital.
Segundo Rubens Requião, "ocorre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIEDADES
  • As sociedades
  • sociedade.
  • Sociedade
  • sociedade
  • Sociedades
  • Sociedade
  • Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!