Sociedade Simples

Páginas: 4 (824 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2015
 – ESCOLA DE NEGÓCIOS SEBRAE-SP –
– CENTRO PAULA SOUZA –











SOCIEDADE SIMPLES






COMPONENTE: LEGISLAÇÃO
PROFESSOR: ROGÉRIO
MEMBROS DO GRUPO: DAYANE BORGES;
ELCIO QUEIROZ;
KARINAMENDES;
LÍVIA MISAEL;
NATHALIA MOURA.



– SÃO PAULO –
– 2015 –
Sociedade Simples

A sociedade simples remete a parcerias entre profissionais prestadores de serviços, constituindo casos nos quais elesmesmos exercem a atividade para a qual a sociedade existe. Exemplos são sociedades entre médicos, advogados e outros profissionais cujas atividades, ou seja, profissões, correspondem à própria finalidadeda união. 
Dessa forma, esse tipo de sociedade explora prioritariamente atividades de prestação de serviços de natureza notadamente intelectual e/ou cooperativa. O objeto descrito no contrato social deuma parceria desse tipo, portanto, deve necessariamente não corresponder a atividades mercantis.  Em geral, o conceito de sociedade simples está ligado a atividades de natureza científica, literária,artística, entre outras.
De forma resumida, então, a sociedade simples é constituída por pessoas exercendo suas profissões, sendo de "caráter pessoal" a prestação de serviços feita por elas. Porisso, as cooperativas e associações, independentemente do número de participantes, serão sempre consideradas sociedades simples (pois os profissionais exercem a atividade fim da parceria). 
A sociedadeempresarial se diferencia da simples justamente por ter como finalidade o exercício profissional de atividades econômicas voltadas para a produção e circulação de produtos ou serviços. 

LegislaçãoSegundo a legislação específica, encontrada nos artigos 982 e 983 do Código Civil de 2002, sociedades de natureza simples podem ter dois tipos societários, chamados Sociedade Simples Pura e SociedadeSimples Limitada. Quer seja de uma ou outra natureza, as sociedades simples não são passíveis de falência e não precisam se adequar às novas realidades contábeis (o que é previsto por lei para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade simples
  • Sociedade simples
  • SOCIEDADE SIMPLES
  • SOCIEDADE SIMPLES
  • Sociedade simples
  • SOCIEDADE SIMPLES
  • sociedade simples
  • Sociedade simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!