sociedade limitada

Páginas: 48 (11810 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
RESUMO

Este estudo tem o propósito de analisar a sociedade limitada .Objetivando sua origem, suas características, sua constituição, limitações , responsabilidade de cada sócio, seu capital social, suas peculiaridades, como também a sociedade limitada com um sócio, vantagens e desvantagens. É grande a contribuição de vários autores Como:Fábio Ulhoa Coellho, Rodrigo Prado Marques,RicardoFiuzza, André Lemos Papine ;Frederico Viana Rodrigues , seus esclarecimentos sobre a sociedade limitada favorece um entendimento peculiar ao assunto auxiliando aos estudiosos maior entendimento da matéria.

Palavras-chave: Sociedade Limitada. Capital. Sócio. Código Civil. Responsabilidade social. Quotas. Empresa .

















1 - Introdução
A Origem das sociedadesremonta a priscas eras.Tipos embrionários de sociedade foram identificados no direito babilônico, no direito fenício, no direito grego e em outros,mais. O código de Hammurabi continha mesmo , em seu art.99, a regra de que :
“se um homem deu a ( outro) homem dinheiro em sociedade, o lucro e as perdas que existem, eles partilharão diante de Deus, em partes iguais”,
sendo recolhida pelo direito romano,que a estendeu a todos tipos de sociedade .1
E embora as sociedades tenham alcançado razoável desenvolvimento no direito romano, remontando as primeiras à duzentos anos antes de cristo, com as sociedades publicanos( societas publicano-rum) e com os banqueiros(argentarii)2,verdade é que “as diversas formas de sociedades de comércio atualmente utilizadas em todos os países civilizados possuem suaorigem histórica nos estatutos das cidades comerciantes da Idade Média , e especialmente das cidades italianas”3 Foi , pois , o comerciante medievo que deu início ao desenvolvimento das sociedades comerciais, tais como hoje as conhecemos.
Em estudos realizados por pesquisadores Franceses, Michelde Juglart e Benjamim Ippolito , disseram que de suas observações sobre as sociedades comerciais daidade média, puderam tirar três ensinamentos: 1) a influência do direito marítimo sobre a formação do direito das sociedades comerciais e as conseqüências que decorrem desta constatação; 2) a aparição desde o termo desta época( fim do sec.XV), ao menos em germe, de todas as grandes formas de sociedade que o direito francês conheceu até 1925( data da Introdução em França da sociedade deresponsabilidade limitada); 3) A importância do fenômeno da longevidade das empresas além do término de uma expedição marítima ou mesmo além da morte do empresário.4
A partir do século XV, as sociedades criadas na época não atendiam a demanda do mercado europeu. Surgiu, assim, a necessidade de se criar empresas que pudessem ter capitais maiores e não passassem por processos tão burocráticos, como no casodas sociedades anônimas. No século XIX, na Alemanha, através da iniciativa parlamentar, os interesses dos pequenos e médios empresários foram atendidos. 

O comércio inglês se desenvolvia em meio à Revolução Industrial e a política de colonização e os pequenos e médios comerciantes queriam fugir da criação complexa da sociedade anônima e da responsabilidade ilimitada de pessoas. Com isso, foicriado um tipo societário chamado de limited by shares.
 
Nessa nova sociedade chamada inicialmente sociedade por quotas de responsabilidade limitada, o número de sócios era limitado, o capital era de origem privada e havia restrição à acessibilidade da quota (dar posse ou transferir). O crescimento dessas sociedades foi um sucesso e o poder público inglês reconheceu essas empresas como legais em1900 e as regularizou em 1907.
 
Inspirados pela iniciativa parlamentar alemã, outros países resolveram adotar a sociedade limitada, pois as sociedades anônimas  possuíam difícil constituição e inibiam a iniciativa da criação de pequenas empresas e também o desenvolvimento comercial dos países.
 
No Brasil, em 1865, o Ministro da Justiça, Nabuco de Araújo, apresentou um projeto para criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada.
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • SOCIEDADE LIMITADA
  • Sociedade limitada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!