bacias hidrograficas

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013



UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO



Rio Tietê

O rio Tietê tem sua nascente em Salesópolis, na serra do Mar, a 1.120 metros de altitude. Mesmo estando a 22 km do litoral, as escarpas da serra do Mar fazem com que o rio tome o sentido contrário, ou seja, vá em direção ao interior do Estado de São Paulo. Ele atravessa o Estado de sudeste a noroeste, até desaguar no rio Paraná, no lagoformado pela barragem de Jupiá.

A título de curiosidade o nome “Rio Tietê” significa “Rio Verdadeiro” ou “Águas Verdadeiras”. Na sua nascente, em Salesópolis, fica o Parque Nascentes do Rio Tietê, a nascente surge entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus.

Ainda dentro do município de Salesópolis, existeuma das primeiras hidrelétricas construídas no Brasil, que é a Usina Parque de Salesópolis. Sua construção se deu em 1912, pela antiga Light, gerava energia a partir de uma queda de 72 m de altura do Rio Tietê.

O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.136 km ao logo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no Rio Parabá, na divisa com oEstado de Mato Grosso do Sul.

A bacia do Rio Tietê é divida em 06 sub-bacias, vejamos:

1. Alto Tietê
2. Médio Tietê
3. Piracicaba/Jundiaí
4. Tietê/Jacaré
5. Tietê/Batalha
6. Baixo Tietê

Ao longo rio Tietê foram construídas diversas barragens com o intuito de se aproveitar o potencial hidrelétrico.

Embora o Rio Tietê seja um dos rios mais importantes economicamente para o Estado de SãoPaulo, ele se tornou mais conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho em que banha a Cidade de São Paulo.
Bacia Alto Tietê


Características
Área de Drenagem
5.868km²
População
19.305.358 habitantes
Principais rios e reservatórios
Rios: Tietê, Pinheiros, Tamanduateí, Claro, Paratinga, Jundiaí, Biritiba-Mirim e Taiaçupeba.

Reservatórios: Paratinga, Ribeirão doCampo, Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí, Taiaçupeba, Bilings, Guarapiranga, Pirapora, Represas do Sistema Cantareira e Pedro Beicht.
Principais atividades econômicas
Maior polo econômico do país, centralizando a sede dos mais importantes complexos industriais, comerciais e financeiros do País. Abriga uma série de serviços sofisticados, definidos pela interdependência dos sabores, que seintegram e se complementam. O setor de serviços é o mais expressivo e mostra uma grande complementaridade com a indústria. Ressalta-se ainda o setor de transporte, de serviços técnicos às empresas, de saúde e de telecomunicações.
Vegetação remanescente
Apresenta 1.773 km² de vegetação natural remanescente, que ocupa aproximadamente 30% da área da UGRHI. A categoria de maior ocorrência é a FlorestaOmbrófila Dersa.
Tabela 1: Características da Bacia Alto Tietê

As águas provenientes dos reservatórios Ponte Nova e Paraitinga são parcialmente derivadas para uma estação elevatória, onde são recalcadas até o túnel de interligação Tietê/Biritiba, a partir do qual todo o escoamento é feito por gravidade. Através de sistemas canal-túnel-canal, á água é transferida para o reservatório Jundiaí,e, posteriormente, para o reservatório de Taiaçupeba, onde é feita a captação pela SABESP.

O sistema em cascata está em funcionamento desde junho de 1999, e atualmente disponibiliza um total de água de 10 m³/s, desde a entrada em funcionamento dos reservatórios Biritiba e Paraitinga. A meta é disponibilizar até 15 m³/s de água para a RMSP.

Nos reservatórios em cascata, ocorre geralmente umadiminuição dos poluentes ao longo da sistema, pois o reservatório a montante tem o papel de reter parte dos poluentes e nutrientes, levando a uma melhora na qualidade das águas e sedimentos ao longo da cascata. No entanto, ao invés da gradual melhora da qualidade da água ao longo da série de reservatórios do SPAT, tem sido constatado o aumento progressivo dos efeitos da eutrofização (excesso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacia hidrográficas
  • Bacias hidrograficas
  • Bacia hidrográfica
  • Bacias hidrograficas
  • Bacias hidrograficas
  • Bacias hidrograficas
  • Bacias hidrográficas
  • bacia hidrografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!