Sociedade Fechada E Inexperi Ncia Democr Tica

1174 palavras 5 páginas
Sociedade fechada e inexperiência democrática

Prática de Ensino I, Letras, Licenciatura em Português, Universidade Nove de Julho.

Profª Lídia Spaziani

SÃO PAULO, 2014

Introdução

Paulo Freire aborda a história e as características do Brasil no período colonial e na fase do Império, de um povo vivendo em uma sociedade fechada, tendo uma elite que predomina e manipula, onde a democracia não teve espaço na sociedade brasileira, O que caracterizou esse período foi à acomodação e a integração. O povo aceitava as determinações que lhes eram impostas. Para o autor a democracia antes de ser uma forma política, é uma forma de vida. O paíspassou por momentos que se pregava ora a democracia, ora a ditadura, o povo, com raras exceções, ficava alheio aos acontecimentos. O homem deve lutar pela vida, deve lutar pela liberdade de agir e se libertar dessa opressão. Precisa ser modificado pela educação, para poder modificar a sociedade.
A educação no Brasil teve seus dias de trevas no período em que o pais esteve sobre a sombra do regime militar. A ditadura não modificou somente o governo, mas também iniciou um processo de modificação interna de todos os Brasileiros, os militares agiam dentro das instituições de ensino, professores e alunos eram retirados das classes a qualquer sinal de uma critica formada contra o governo. Pensar era algo extremamente proibido, o governo declarou correto ser cego e alheio à informação, aqueles que não tinham formação e mal sabiam escrever eram os reais cidadãos, não questionavam e quando o faziam, simplesmente desapareciam.
Paulo Freire com seu método de ensino tornou-se alvo desta ditadura o que o forçou a exilar-se fora do país. Ele e muitos outros foram perseguidos, impedidos de efetuar o bem que faziam deixando o país cada vez menos questionador e mais opressor. A educação ensinada não deixava vazão à razão e a vontade, o homem no Brasil tornou-se preso da própria ignorância levado pela vontade dos outros. Como em épocas passadas

Relacionados