Sociedade em nome Coletivo

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Introdução


Sociedade em nome coletivo é uma sociedade que surgiu na Idade Média, seu formato original era pessoas da mesma família que decidiam abrir um negócio juntos e colocavam como capitalde constituição da empresa os seus bens particulares.
Com o passar dos anos foi verificando-se a necessidade da abertura da empresa para terceiros, mas haviam algumas regras, uma delas era que osócio que não pertencesse a família de constituição da empresa não podia opinar e nem administrar o negócio.

Hoje em dia esse tipo de sociedade é muito pouco utilizada, passou a ser substituída pelotipo de sociedade simples, mas ela ainda continua no Código Civil Brasileiro.





































Desenvolvimento


Sociedade em nome coletivoSociedade em nome coletivo é uma sociedade que caiu em completo em desuso diante do surgimento da sociedade limitada. Apesar de não ser mais utilizada ela ainda continua no código civil de 2002.A Sociedade em nome coletivo surgiu na Idade Média, nas chamada sociedades familiares, onde pessoas da mesma família se associavam para o exercício de suas atividades e o patrimônio da sociedade seconfundia com os dos membros da família. Todos respondiam pelas dívidas da sociedade. Mesmo que os sócios possuam responsabilidades ilimitada e solidaria, tal requisito pode ser limitado casoespecificado no contrato social, além disso se faz necessário a instituição da razão social composta pelo nome civil de um ou mais sócios.

A constituição deste tipo de sociedade é restrita às pessoasnaturais (pessoas físicas), não sendo admitido pessoas de outras sociedades (pessoas Jurídicas) participem do quadro societário.


Suas principais características são:

Contrato Social nos termos doart. 997, CCB; (art.1041)
Nome Empresarial sob firma, contendo o nome de um ou mais sócios acompanhado da expressão “&Cia” / “&Companhia”; (art 1041)
Administração cabe exclusivamente aos sócios,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade em nome coletivo
  • Sociedade Em Nome Coletivo
  • Sociedades em nome coletivo
  • sociedade em nome coletivo
  • sociedades em nome coleTivo
  • Sociedade em nome coletivo
  • SOCIEDADE Em NOME COLETIVO
  • Sociedade em nome coletivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!