Sociedade dos Poetas Mortos e a Sociologia

Páginas: 4 (933 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O filme, Sociedade dos Poetas Mortos, mostra o relacionamento de jovens estudantes de uma escola conservadora com um professor renovador. No filme o professor envolve os alunos, fazendo-os pensarpor si próprios e lhes dando uma nova filosofia de vida, chamada de “Carpe Diem”. Com essa renovação do modo de pensar, os jovens alunos começaram a colocar em prática seus objetivos, ressurgindo “ASociedade dos Poetas Mortos”, que lhes davam liberdade para ler e interpretar poemas.
Tendo em vista que a Sociologia, estuda a sociedade, o homem e suas relações sociais, e destaca a importância dosmovimentos sociais, no filme é ratificado esses movimentos, como a escola, a família e o grupo de jovens, porém estes tem objetivos diferentes, proporcionando concepções diferentes e produções de cunhosocial.
No caso do filme, a escola, tinha por objetivo formar jovens com métodos rígidos e tradicionais, não deixando os jovens exporem suas ideias. Já as famílias dos jovens, tinham por objetivomuitas vezes por meio dos jovens, de realizar os sonhos dos pais, se formando e se preparando para o futuro, para melhores profissões, sem levar em conta o sonho desses jovens, e sim o deles próprios. Eo grupo de jovens, tinha por objetivo realizar seus sonhos, aproveitando seus dias intensamente.
Émile Durkheim, confiava na sociedade capitalista e destacava que ela era um organismo vivo, cadaparte trabalha pelo todo. Ele defende que a escola conservava a sociedade, e isto era o que a escola no filme fazia, formava jovens com a intenção de manter o sistema vigente. Ou seja, Durkheimacreditava que o professor manipula quem for “contra o sistema”, que a sociedade impõe nas suas escolhas e interesses, ou acreditava que o conformismo seria um fator social, a educação ditada pelas regras dainstituição era inatingível na visão filosófica o indivíduo era frágil para contrariar aquela educação, em um trecho do filme o diretor da escola questiona o professor a respeito da forma de ensinar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociologia " sociedade dos poetas mortos"
  • SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
  • Crítica de Sociedade dos Poetas Mortos
  • Filme sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos poetas mortos
  • a sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos Poetas Mortos
  • Sociedade dos Poetas Mortos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!