Teologia

Páginas: 22 (5327 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Respostas
077
Batista - A história academicamente sobre a origem das Igrejas Batistas é a sua incepcao como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado,organizaram em Amsterda, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth era pastor da igreja anglicana e discordava de alguns pontos da doutrina da igreja, examinado a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja constituindo-se assim a Primeira Igreja Batista organizada. Até então o batismo não era por imersão. Em 1644, aconfissão de Londres, foi a primeira a defender o imersionismo no batismo, prática que tornou comum a todos os batistas.
Depois da morte de John Smyth  e da decisão de Thomas Helwys  e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada na Holanda desfez-se e parte dos seus membros uniram-se aos menonitas. Thomas Helwys organizou a igreja batista em Spitalfields, nos arredores deLondres, em 1612. Nos Estados Unidos a primeira Igreja Batista nasceu através de Roger Williams, Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rhode Island e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também em Rhode Island em 1648. Em terras americanas os batistas cresceram principalmente no sul, onde hoje sua principal denominação, a Convenção Batista do Sul, conta comquase 15 milhoes  de membros.
Em 1871, o primeiro grupo batista em Santa Bárbara SP, fundou em 10 de setembro a Primeira Igreja Batista em solo brasileiro, os fundadores foram os pastores Richard Ratcliff e Robert Porter Thomas .
Em 2006, segundo o IBGE a Convenção Batista Brasileira (CBB) possuía 6000 igrejas organizadas, 1200 congregacoes ou missões espalhadas em todo o território nacional emais de 1.100.000 membros, a mesma possui vários colégios, seminários, orfanatos, faculdades, hospitais, centros de recuperação para drogados, etc.
A Convenção Batista Nacional (CBN), nasceu em 1958 quando foi aceito o batismo pentecostal por alguns batistas em Belo Horizonte – Mg. Em 1967 o Pr Enéas Tognini organizou a CBN, reunindo 60 igrejas. Grande parte destas igrejas denominam-se “BatistasRenovados”. Hoje a CBN, segundo o IBGE, conta com 1500 igrejas organizadas, 1208 congregacoes ou missões, e 390.000 membros espalhados pelo Brasil (dados de 2006).
Presbiteriana – Uma das primeiras igrejas presbiterianas dos Estados Unidos foi organizada em Snow Hili, Marvland, em 1648, pelo reverendo Francis Makemie, da Irlanda. Makemie  mais seis ministros  reuniram-se em Filadélfia, em 1706 euniram suas igrejas em um presbitério. Em 1716, as igrejas e seus ministros, havendo aumentado em número, e bem assim penetrado em outras colônias, decidiram organizar-se em sínodo, dividiu em quatro presbitérios incluindo dezessete igrejas.
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do jovem reverendo Ashbel Green Simonton (1833-1867). Chegou no Rio deJaneiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade. Em 1860, Simonton dirigiu seu primeiro culto em português, em janeiro de 1862, recebeu os primeiros conversos, sendo fundada a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. Após a morte de Simonton (Simonton morreu aos 34 anos com febre amarela) o homem que mais contribuiu para a criação de outras igrejas presbiterianas no Brasil foi o notável reverendoJosé Manoel da Conceição (1822-1873), um ex-sacerdote católico romano, que se tornou o primeiro brasileiro a ser ordenado ministro do evangelho (1865). Conceição visitou incansavelmente dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça.
Assembléia de Deus – A Assembléia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia
  • Teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!