Smith

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Livro I – Capítulo 4
A origem e o uso do dinheiro
Estabelecida à divisão do trabalho diminuiu as necessidades humanas. E essas necessidades eram supridas pela parcela excedente deproduto que ele mesmo produzia e com as trocas.
No início da divisão do trabalho, teve alguns empecilhos, pois podia acontecer de um indivíduo querer fazer a troca, porém o produto o seuproduto não satisfazer o outro indivíduo e então os comerciantes e indivíduos começaram a adotar a divisão do trabalho e assim naturalmente além de conseguir seus produtos, ter tambémcerta quantidade de produtos e mercadorias diferenciados que facilitará a venda e troca dos seus próprios produtos.
Em todos os países as pessoas acabaram sendo levadas por motivosirresistíveis a atribuir essa função de instrumento de troca preferivelmente aos metais, acima de qualquer outra mercadoria, pois os metais eram duráveis e divisíveis.
Diferentes foram osmetais utilizados pelas diversas nações para esse fim. O ferro era o instrumento comum de comércio entre os espartanos; entre os antigos romanos era o cobre; e o outro e prata eram oinstrumento de comércio de todas as nações ricas e comerciantes. De início, parece que os referidos metais eram utilizados para esse fim em barras brutas, sem gravação e sem cunhagem. O uso demetais nesse estado apresentava dois inconvenientes muito grandes: o da pesagem e o da verificação da autenticidade ou qualidade do metal. Introduziu-se primeiro a gravação, paragarantir o quilate e, mais tarde, a cunhagem, pra mostrar o peso. As denominações dessas moedas de início expressavam o peso ou quantidade de metal nelas contido.
Foi dessa maneira que emtodas as nações civilizadas o dinheiro se transformou no instrumento universal de comércio, através do qual são compradas ou vendidas, ou trocadas entre si, mercadorias de todos os tipos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Smith
  • Smith
  • Smith
  • Montesquieu e Smith
  • Adam smith
  • adam smith
  • John Smith
  • Adam Smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!