uhuuuuuuuuuu

1617 palavras 7 páginas
19) Autacoides são moléculas que agem localmente por ação parácrina ou autócrina, e exercem seus efeitos por interagir com receptores metabotrópicos. Exs : Histamina, bradicinina, eicosanoides e angiotensina.
20) A histamina é sintetizada a partir do aminoácido histidina, pela ação da enzima l- histidina descarboxilase, e após sintetizada pode ser liberada ou armazenada em vesículas que são mobilizadas com o aumento de cálcio intracelular. A histamina é sintetizada principalmente em basófilos, mastócitos, células da muscosa gástrica ( Celulas enterocromafins like – ECL) e nos neurônios histamínicos.
21) A histamina pode ser liberada por 3 mecanismos : químico, imunológico ou mecânico .
Quimico- algumas subtâncias químicas podem induzir a liberação de histamina.
Imunológico- A histamina pode ser liberada nas reações de hipersensibilidade do tipo I, em que um contato prévio com um antígeno, induz a produção de IgE que se liga aos mastócitos e basófilos através do receptor FepsonRI, e em uma reexposição esses antígenos se ligam a esses anticorpos presentes na superfície dessas células e ativar os receptores, iniciando uma cascata intracelular que culmina com a degranulação dessas células.
Mecânico – a liberação de histamina também pode se dar através da fricção da pele, que estimula fisicamente os mastócitos teciduais e induz a liberação desses mediadores.
22) Os principais receptores da histamina são H1 H2 H3 e H4.
1. A histamina como vasodilatadora age no receptor H2 acoplado a Gs, estimulando o aumento de AMPc na célula muscular vascular, este ativa a PKA a qual fosforila modulando negativamente um canal de Cav na membrana plasmática, diminuindo a concentração deste na célula, que diminui a concentração do complexo 4 ca-CAM não promovendo portanto a contração muscular, o que relaxa o vaso.
2. Como bronconconstrictor a histamina atua em receptores H1 acoplados a Gq que ativa a PLCbeta, que cliva o PIP 2 em DAG e IP3, o IP3 migra para o reticulo

Relacionados