sistema respiratorio

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
RESPOSTA DA QUESTAO 1
A respiração é importante para o corpo humano porque todas as células do corpo executam respiração celular, que ocorre no interior das mitocôndrias. Neste processo, substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio, liberando energia que é utilizada pelas células em processos vitais. Os produtos da respiração celular são água (H2O) e gás carbônico (CO2); a água é formada ereutilizada pelas células, mas o gás carbônico não tem utilidade é eliminado do organismo.
As substâncias orgânicas e o gás oxigênio utilizado pelas células na respiração celular chegam as células através do sangue, e é por este que o CO2 é eliminado do corpo também tudo isso num processo chamado hematose que ocorre nos pulmões, ou seja, o sangue pouco oxigenado chega aos pulmões para receberoxigênio ao mesmo tempo em que recebe esse oxigênio ele elimina o gás carbônico do organismo.
O sistema respiratório é importante também para a manutenção do pH sanguíneo, pois funciona como sistema tampão evitando variações bruscas. Quando o pH do sangue diminui a respiração fica mais profunda e mais rápida eliminando o CO2.Quando o pH do sangue aumenta a respiração fica mais lenta para reter CO2 eequilibrar o pH do sangue.

RESPOSTA DA QUESTÃO 2

a) Seta um: traqueia;
Seta dois: brônquios
Seta três: bronquíolos
Seta quatro: pulmão

b) Alvéolos pulmonares
c) Alvéolos pulmonares

RESPOSTA DA QUESTÃO 3
O ar penetra pelas fossas nasais, passa pelas conchas nasais que são revestidas por células produtora de muco e célulasciliadas, que por sua vez tem função de umedecer, filtrar e aquecer o ar o preparando para a troca gasosa. Das fossas nasais o ar segue para a laringe que impede a entrada de pequenas partículas nas estruturas respiratórias, após passar pela laringe o ar segue para a traqueia e chega aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. O arali presente é separado do sangue capilar por quatro membranas são elas: o citoplasma do pneumócito tipo I, a lâmina basal desta célula, a lâmina basal do capilar e o citoplasma da célula endotelial. O oxigênio do ar alveolar passa para o sangue capilar através deste conjunto de membranas; o gás carbônico irá se difundir em direção contrária. É será expirado.
A diferença entre o ar inspirado eexpirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.

RESPOSTA DA QUESTÃO 4
O ar inspirado, rico em oxigênio, enche os pulmões ao nível dos alvéolos (sacos onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue(hematose)). Os pulmões são protegidos pela caixa torácica, formada pelo Esterno e pelas costelas. Os movimentos são feitos pelo Diafragma e pelos músculos intercostais. Quando inspiramos, a caixa se expande e o diafragma desce, entrando o ar. Estes movimentos aumentam o volume da caixa torácica, a pressão do ar no interior dos pulmões diminui facilitando a entrada do ar.
Quando expiramos, a caixavolta ao normal e o diafragma sobe novamente, diminui o volume da caixa torácica que ao se contrair expulsa o ar, cheio de gás carbônico. O sangue deve nutrir os tecidos e por isso leva os nutrientes e os gases respiratórios. Quando chega às células dos tecidos diversos, ocorre uma troca entre eles e o sangue arterial, que libera o oxigênio e recebe o gás carbônico, que é carregado principalmente soba forma de íons Bicarbonato, mas também é levado dissolvido no plasma e ligados à hemoglobina. A anidrase carbônica é a enzima que vai catalisar a reação da água com o dióxido de carbono no sangue. A hemoglobina é o pigmento das hemácias que lhes dá a coloração característica e através dos seus íons Ferro, carregam o oxigênio inspirado para todas as células do corpo.

RESPOSTA DA QUESTÃO 5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema respiratorio
  • sistema respiratorio
  • sistema respiratório
  • Sistema Respiratório
  • SISTEMA RESPIRATORIO
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Respiratório
  • Sistema respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!