Geografia

Páginas: 9 (2085 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
Consciência Negra para a juventude afrodescendente
21/11/2011 17:54:12 | Já leram (1741)
Por Flávio Conrado


O Ano de 2011 foi declarado pela ONU o Ano Internacional dos Afrodescendentes, como “uma oportunidade especial de redobrar os esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e as formas conexas de intolerância que afetam os afrodescendentes em todas as partes”(Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos). Aproveitando a data, a presidenta Dilma Roussef instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, valorizando a memória do líder do Quilombo dos Palmares, já que a data já vinha sendo celebrada nacionalmente há décadas. 

Se a data é utilizada há muito anos pela sociedade civil, especialmente o MovimentoNegro, para questionar e refletir sobre o lugar das pessoas negras na sociedade brasileira, e se podemos celebrar alguns avanços no tratamento da questão racial no País, há muito ainda para avançar, conforme recentes pesquisas destacam. 

A mais recente e significativa delas é o Relatório Juventud afrodescendiente en América Latina: realidades diversas y derechos (in)cumplidos, do Fundo dePopulação das Nações Unidas, lançado no dia 18 de novembro (sexta-feira), que afirma que “A juventude afrodescendente é um dos grupos mais afetados pelos processos estruturais de exclusão, desigualdade e pobreza”. Fala-se inclusive de uma tripla exclusão: étnica (por serem negros), de classe (por serem pobres) e geracional (por serem jovens); ou quádrupla, no caso das mulheres, por enfrentar umaexclusão de gênero. O acesso aos serviços de educação e saúde, o respeito à integridade física e proteção contra a violênca, oportunidades iguais de emprego são ainda elementos que a sociedade e o estado precisam garantir às jovens e aos jovens negros para que os processos de exclusão e discriminação sejam erradicados. 

Mas o que me parece interessante no Relatório é a consideração do protagonismojuvenil negro como parte do panorama em que os processos estruturais de exclusão, desigualdade e pobreza devem e podem ser enfrentados. Ou seja, não se constrói mais políticas públicas de igualdade racial e de/para a juventude sem a participação organizada da juventude negra (O IV Encontro Afrocristão, realizado em abril desse ano, buscou chamar atenção para essa dimensão da luta antirracista).Nesse sentido, considero apropriada e emblemática a pergunta temática do II Encontro Regional da Juventude Negra Metodista, realizado no dia 19 de novembro (sábado): Podemos esperar alguma coisa da Juventude Negra Cristã? 

É notório que têm se multiplicado organizações, atividades, eventos e ministérios de origem cristã entre os quais se destacam o Encontro Afro-Cristão (já na 4a edição), aPastoral de Negritude do CLAI, a Rede Afrokut, a Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil, a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo - CENACORA, o Fórum de Mulheres Negras Cristãs, o Grupo de Negros e Negras da EST, a Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista e a Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra - SENECON, em sua 8a edição. 

Para que uma nova geração deativistas negras e negros possam renovar o compromisso com a Consciência Negra é fundamental que os espaços de organização e reflexão do Movimento Negro Cristão não apenas insiram a temática dos desafios que as juventudes negras enfrentam como sujeitos de direitos, mas que lhes oportunizem instâncias de formação e discipulado. Exercer o chamado para enfrentar a desigualdade racial na nossa sociedadenão é tarefa para amadores; muito menos nas organizações e denominações cristãs. Há muitas forças e poderes ali que recusam discutir a questão ou simplesmente reduzem a alguns poucos temas, hierarquizando as agendas (e o racismo está entre os menores pecados para muitos, se é que ele existe). 

Durante a 8a Semana Nacional Evangélica da Consciência Negra, e caminhando para o término do Ano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!