Sistema lógico e meios de Convencimento

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO – FUNEB
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO
CURSO DE DIREITO




KÉSIA ZANONI BRITO DE SOUZA





“SISTEMA LÓGICO E MEIOS DE CONVENCIMENTO”








AUGUSTINÓPOLIS – TO
OUTUBRO DE 2011

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO – FUNEB
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO
CURSO DEDIREITO




KÉSIA ZANONI BRITO DE SOUZA





“SISTEMA LÓGICO E MEIOS DE CONVENCIMENTO”


Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Bico do Papagaio – FABIC, como requisito parcial de aprovação na disciplina Lógica Jurídica.
Orientador: Prof. Dellio Lacerda.




AUGUSTINÓPOLIS – TO
OUTUBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
Os indivíduos, no dia a dia, ampliam ereforçam as possibilidades e as interações desenvolvidas nas mais diversas situações da vida social, quando travam relações em contextos argumentativos dos mais variados no tempo e no espaço.
A lógica e os meios de usá-la estão disponíveis a qualquer que um que queira usar o recurso de ‘raciocinar’, facilitando, assim, os argumentos para o convencimento geral.Lógica e Convencimento
Comunicação. Várias são as hipóteses para obter que uma determinada pessoa, ou um público tenham certo comportamento ou que aceitem uma opinião específica.
Estas comunicações estão presentes em situações cotidianas tanto da vida privada quanto da profissional. Para que este ato de convencer aconteça, os mais diversos meios são utilizados e um deles é chamado de argumentação.Antes de entrarmos no quesito ‘argumentação’, é necessário fazer menção à Lógica, ao pensar, ao raciocinar, ao quere alcançar o que está ao seu alcance, mas que só poderá alcançar por método da análise.
Raciocinar não é privilégio para poucos. Ao contrário do que a maioria imagina a arte de pensar, chegar a um veredicto correto, nada mais é do que exercitar aquilo que todos temos: a mente.Definir o que é lógico para um pode não ser o mais eficaz para outro, pois a lógica trabalha exatamente a forma de pensar, não podendo definir que os pensamentos serão idênticos e terão o mesmo andamento.
Se, logicamente falando, afirmo que estou certo, outro pode afirmar com precisão que também está certo. O que seria então a lógica? Poderíamos afirmar que o argumento mais perfeito estaria correto?A questão de chegarmos a uma lógica não seria dizer quem está certo ou quem está errado. O livre poder de imaginar e buscar por aquilo que achamos que seja o mais correto para a questão, essa é a lógica.
As divergências entre as concepções ampliam o campo do saber, assim, temos o que figuramos de “opinião”. Cada um raciocinando de uma forma e chegando a um próprio conceito.
Aristóteles,principal organizador da lógica clássica, considerava a lógica como um instrumento para a filosofia, ou seja, algo que precisava ser dominado antes de se poder produzir conhecimento ou ter uma prática de vida filosófica.
Importante ressaltar que a verdade, ou conhecimento verdadeiro, seja o alvo do raciocínio, e para tais, é necessária a comprovação dos meios utilizados para que, desta forma, aaceitação pelo ouvinte seja por completa.
Como já dito, não há como falar em verdade se não houver caminho para a mesma. O ser humano, acima de qualquer coisa, tem curiosidade de saber de onde surgiu tal afirmação. Sendo assim, temos que prová-las.
Os argumentos, meio pelo qual conseguimos provar o que estamos relatando, é uma forma de convencermos aos que nos ouvem de que a tese proposta é umconhecimento verdadeiro.
Argumentar então seria expor o raciocínio, mostrar as tentativas e objetivos alcançados com determinadas pesquisas até chegar a um pensamento final lógico, demonstrando sempre a segurança dos fatos.
Ao lado do argumento anda o convencimento, uma ferramenta utilizada por aqueles que dominam o assunto a ser tratado. Não basta conhecer para argumentar, tem que convencer.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema logico
  • sistemas logicos e digitais
  • Introdução aos sistemas lógicos
  • Relatorio de Sistemas Logicos
  • SISTEMA LOGICO DE TRANSPORTE
  • Projeto logico de um sistema
  • Sistema de informação planejamento lógico
  • Introdução aos Sistemas Lógicos Digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!